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Fundamentos Socioantropologicos

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Por:   •  3/3/2015  •  6.067 Palavras (25 Páginas)  •  305 Visualizações

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A formação humana na perspectiva

histórico-ontológica*

O sentido da filosofia da educação e a

formação humana

Pode-se considerar consensual a definição da

educação como formação humana. A questão, portan-

to, que necessita ser examinada é em que consiste a

formação humana. Admitindo que determinados ho-

mens, as crianças e os jovens são formados por outros

homens, os adultos, cabe verificar se isso é possível

e, em caso positivo, se é legítimo. Estamos aí diante

de uma questão filosófica por excelência, ligada ao

problema da possibilidade, da legitimidade, do valor

e dos limites das ações humanas.

No livro Educação brasileira: estrutura e sistema

(Saviani, 2008a), cuja primeira edição data de 1973,

empreendeu-se a análise da estrutura do homem visan-

do exatamente resolver os problemas da possibilidade,

da legitimidade, do valor e dos limites da educação,

à semelhança do que fizera Kant com a questão do

conhecimento.

A educação revelava-se impossível na medida

em que fossem considerados apenas os elementos que

caracterizam a estrutura do homem em seu aspecto

empírico. Ou seja: enquanto ser situado, determinado

pelas condições do meio natural e cultural, a educação

resultava impossível.

No entanto, a análise do aspecto pessoal, isto é,

da liberdade, mostrava o homem como um ser que,

embora situado, se revelava capaz de intervir pessoal-

mente na situação para aceitar, rejeitar ou transformar.

Enquanto ser livre, ele mostrava-se capaz de optar e

tomar decisões. Esse aspecto já permitia responder

positivamente à questão da possibilidade da educação.

Se o homem é livre e capaz de intervir na situação,

então ele pode intervir na vida das novas gerações

para educá-las. Mas ficava sem solução o problema da

legitimidade da educação: com que direito o educador

vai interferir na vida do educando se este, como ele,

é igualmente livre porque também pertencente ao

gênero humano?

A análise do aspecto intelectual, isto é, da cons-

*

Trabalho encomendado pelo Grupo de Trabalho Filosofia

ciência, revela que o homem não se mantém preso às

da Educação, apresentado na 32ª Reunião da ANPEd, realizada de

4 a 7 de outubro de 2009 em Caxambu-MG.

suas condições situacionais e pessoais. Ele é capaz

de transcender a situação, assim como as opções e os

A formação humana na perspectiva histórico-ontológica

pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva

universal, entrando em comunicação com os outros e

reconhecendo suas condições situacionais, assim como

suas opções e seus próprios pontos de vista. Funda-se,

aí, a legitimidade da educação, que emerge, então,

como uma comunicação entre pessoas livres em graus

diferentes de maturação humana. Nessa formulação,

o valor da educação expressa-se como promoção do

homem. Enunciamos, então, uma primeira definição

de educação: a educação, enquanto comunicação entre

pessoas livres em graus diferentes de maturação hu-

mana, é promoção do homem, de parte a parte – isto

é, tanto do educando como do educador.

A formação humana coincide, nessa acepção,

com o processo de promoção humana levado a efeito

pela educação. Dessa forma, a filosofia da educação

cumpre um papel preliminar de estabelecer a própria

identidade de seu objeto, isto é, a educação.

Determinado o objeto, entre as várias funções da

filosofia da educação, tais como o esclarecimento das

formas de abordagem, a referência aos clássicos, a

diferenciação das concepções pedagógicas e a clareza

conceitual e terminológica, destaca-se a vigilância

crítica. Esta atribui à filosofia da educação a tarefa

precípua de acompanhar reflexiva e criticamente a

atividade educacional, de modo que explicite os seus

fundamentos,

...

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