TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Socioantropologico

Trabalho Universitário: Fundamentos Socioantropologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

O fato social é o objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.

É toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade; Coerção Social, Exterioridade e Generalidade são características dos fatos sociais, assim considerados por Émile Durkheim.

Coerção Social: é quando o indivíduo sofre pressão, se sentindo obrigado a agir de determinada forma imposta pela sociedade. Característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade: relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo e independente de sua consciência.

Generalidade: é quando o indivíduo age conforme a maioria à sua volta. Os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

A cultura é um exemplo de fato social, desde ao nascimento já são impostos normas e valores a aquela criança de determinada cultura que deve seguir aquelas regras por influencia da tal sociedade em que se vive.

O círio de Nazaré é realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

Assim então, o Cirio é um fato social pelo seu poder de coercitividade, exterioridade e generalidade.

• Coercitividade: As crianças são levadas pelos pais ao círio, sem mesmo saber o porque ou o sentido de estar alí.

• Exterioridade: Quando crescem precisam de alguém para influenciá-los, para levar a igreja, ensinar a orar e explicar o sentido do círio.

• Generalidade: o círio já é realizado a mais de dois séculos e é frequentado por mais de milhões pessoas, até mesmo quem não tem o catolicismo como sua religião se prepara para o segundo domingo de outubro.

Normas: As normas são regras de comportamento que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Normas são razões ou motivo para agir, para acreditar ou para sentir.

Valores: Os valores influenciam o comportamento das pessoas e funcionam como critérios para avaliar as ações das outras pessoas.

Existem normas e valores nas famílias, para educar seus filhos certos pais impõem normas a serem compridas e assim os filhos serão recompensados. Os valores serão aquilo que os filhos levarão para a vida toda como aprendizado, tudo aquilo que apendeu com a educação dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com