TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.540 Palavras (19 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL        

2.1    CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA        

2.2  GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA.......................................................5

2.3 PRINCIPAIS DESCISOES DE INVESTIMENTO...................................................6

2.4    RISCO E RETORNO        06

2.5   PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO.............................................................07

2.6   PONTOS POSITIVOS DE ORÇAMENTO PARA A GESTÃO        09

3      NOÇÕES DE ATUÁRIA        10

3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA..................................................................................11

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL.................................................................................11

4 DIREITO EMPRESARIAL.......................................................................................12

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES........................... 13

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESÁRIAS........ 14

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESÁRIAS........ 15

CONCLUSÃO...........................................................................................................16

REFERENCIAS.........................................................................................................17



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda  assunto  de Gestão Financeira,  ela tem como objetivo maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, análise e planejamento das suas movimentações financeiras.A maneira de gerenciar as finanças de uma empresa pode variar de acordo com o tipo e o tamanho do negócio,

sua finalidade mostrar a importância de um administrador financeiro  dentro de  uma empresa, proporcionando uma melhor administração financeira, através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. O presente trabalho demonstrará  a atuação do administrador podendo  unir a gestão financeira a contabilidade e alcançar uma vantagem competitiva de mercado por meio de planejamento e orçamento do seu estudo de campo.


  1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Uma boa gestão econômica da empresa é Crucial para garantia do sucesso empresarial, portanto cabe ao gestor um bom desempenho do seu trabalho criando dentro da empresa seu espaço e demonstrando seu diferencial  seus conhecimentos no mundo dos negócios trabalho este de grande realização sucesso no mercado dos negócios. Gestores que normalmente desprezam tal abordagem podem incorrer em erros de abordagem e compreensão do problema exposto. Diante disto observa se cada vez mais é exigido de nós como profissionais um conhecimento e um diferencial em relação ao mundo dos negócios, isso se torna de fundamental importância para as empresas que querem crescer e se destacar nos negócios, seja de qual ramo for.

Segundo CATELLI (1992:10), gestão econômica é a “administração por resultados” representando um sistema de gestão. Ela agrega noções gerenciais avançadas, reconhecendo aspectos dos princípios de gestão estabelecidos pelas organizações. Sua contribuição é muito importante ao nível das práticas contábeis no que se refere à identificação e mensuração dos eventos econômicos, diferindo das práticas da contabilidade financeira ou societária.

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

                 A gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, aoqual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.  Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. Para uma correta gestão financeira, cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros. Em  outras palavras, a função financeira integra: a determinação das necessidades de recursos financeiros (planejamento das necessidades, o inventário dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos e o cálculo das necessidades de financiamento externo); a obtenção de financiamento da forma mais vantajosa (tendo em conta os custos, prazos e outras condições contratuais, as condições fiscais, a estrutura financeira da empresa); a aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria (por forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rentabilidade); a análise econômica e financeira (incluindo a recolha de informações e o seu estudo por forma a obter respostas seguras sobre a situação financeira da empresa); e a análise da viabilidade econômica e financeira dos investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com