TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e Política

Por:   •  1/11/2015  •  Seminário  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. HILDEBRANDO WESTPHALEN

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

PROFESSORA: RITA SIMONE

ALUNO: KAUÊ BARBOSA

3º2

CRUZ ALTA,  14 DE SETEMBRO DE 2015

1.  Para Giddens a globalização é uma continuação de tendências postas em movimento pelo processo de modernização que teve início na Europa do século XVII. A teoria de Giddens é tanto dinâmica quanto é histórica, ele usa a idéia de uma dialética com a qual expressa esse dinamismo. Para a maior parte da sua aproximação dialética está centrada sobre o seu conceito de “Desencaixe do espaço-tempo”. Esse é o conceito central o qual Giddens usa para explicar tanto o movimento histórico de sociedades tradicionais a modernas e o papel desempenhado pela globalização na aceleração do movimento começado com o processo de modernização.

2. Os resultados do tratado foram muito abrangentes, dentre outras conseqüências, os Países Baixos ficaram independentes da Espanha, terminando-se com a Guerra dos Oitenta Anos, a Suécia ficou com a Pomerânia, Wismar, Bremen e Werden. O poder do Sacro-Imperadores foi irreparavelmente abalado e os governantes dos estados germânicos voltaram a gozar da prerrogativa de determinar a religião oficial dos seus territórios. O tratado deu reconhecimento legal aos calvinistas, três grandes potências emergiram: a Suécia, as Províncias Unidas e a França. O poderio da Suécia foi, contudo, de pouca duração.

3. Por que a globalização tem seu lado bom e o ruim, o processo de globalização, sempre algumas pessoas saem sempre escravizadas ou manipuladas por outras pessoas mais apoderadas, com isso a globalização esta voltando ao consumismo assim tendo uma maior necessidade de obras-primas sendo com que o planeta não esta mais conseguindo repor.

4. Devido a intensidade da devastação do homem sobre o meio ambiente e à presença de outros graves problemas ambientais enfrentados pela humanidade como o aquecimento global., os seres humanos perceberam o mal que estão fazendo o meio ambiente, e agora passaram a se preocupar com o futuro.

5. Porque, por não ter um desenvolvimento avançado, não consegue "acompanhar" os outros países na tarefa da exportação, sendo assim levado a importar  mais do que exportar, trazendo um desequilíbrio para a economia, em nossa vigência atual há muitos percursos, tais como corrupção e uma política falha tornando a globalização um tanto quanto distante de nossa atual conjuntura. 

6. A canção de Manu Chao, que aborda a nacionalidade dos imigrantes indica claramente que tratar-se de trabalhadores saindo dos países mais pobres e menos competitivos globalmente como é possível se ver no mapa de competitividade global do capitulo, que se dirigem a países mais desenvolvidos em busca de melhores oportunidades de vida para suas famílias. Esses trabalhadores muitas vezes vivem como imigrantes ilegais ou seja os chamados  “mãos negras”, sem acesso aos direitos  elementares, e sofrem discriminação racial e cultural. Por contraste, empresas multinacionais têm grande facilidade de se instalar em outros países, que muitas vezes competem pelo direito de receber e empregar esses trabalhadores. Mostrando claramente como a globalização se desenvolveu até agora, e favorece muito mais a mobilidade do capital do que a mobilidade do trabalho.

7.                        Movimento Pelas Redes Sociais

Movimentos organizados e muitas vezes gerados por redes sociais, ou seja, manifestações, no Brasil e no mundo, se tornou comum entre a sociedade em dar iniciativa para promoverem protestos contra as novas demandas  propostas pelo  governo, assim como por falta de alimento, moradia, segurança...Enfim, tudo que as pessoas não estão de acordo é motivo de protesto nos dias atuais.

Os movimentos pelas redes sócias são passageiros que logo são desarticulados, por exemplo, as pessoas marcam tal data de um protesto para as pessoas comparecerem em um determinado local, feito isso se acaba a manifestação, por isso muitas vezes são passageiros, mas existem protestos que não são passageiros que duram um bom tempo com a ajuda das redes sociais para espalharem o movimento proposto por partidos ou muitas vezes baderneiros, vândalos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (126.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com