TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA

Por:   •  20/9/2016  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

1 – R: Na primeira parte ele demonstra preocupação de sua filosofia não ser aceita e também não ser compreendida pelos leitores, pois, conheciam apenas os escritos de seus antecessores que para Descartes não era uma filosofia baseada em evidências seguras. Portanto nas demais partes, ele mostra ao leitor o porque que a sua metodologia é clara e segura.

2 – R: Ele caracteriza como busca constante de conhecimento, mas desde que seja conhecimentos que obedeçam aos princípios no qual não possa mais haver dúvida quanto à clareza de seu conteúdo. Logo, o homem aprende a lidar de forma racional com todos os questionamentos e problemas diversos do mundo.

3 – R: Além de ensinar aos indivíduos a agir de forma correta e coerente, consiste também no prazer que o conhecimento proporciona e favorece no sentido de enxergar, analisar e pensar o mundo, de forma diferente.

4 – R: O conhecimento dedutivo de Descartes tem haver com as idéias inatas. A matemática também se encaixa neste conhecimento, pois, segundo o pensador, nada é mais racional e clara como ela. .

5 – R: A discussão era em torno do inatismo de Platão, em relação à origem das idéias e o realismo de Aristóteles pelo qual defendia que as idéias se davam pela observação dos objetos, ou seja, pela experiência.

6 – R: São duas razões, sendo a primeira duvidar de tudo, menos de mim mesmo, pois enquanto duvidando torna-se claro que eu existo enquanto penso. A segunda é que o Eu pensante é inerente ao homem, inclusive a idéia sobre a existência de Deus. Embora esta seja colocada em dúvida por aqueles que buscam a verdade através dos sentidos.

7 – R: Naquela época a lógica Aristotélica escolástica era ensinada nas escolas, e Descartes a desprezava dizendo que não passava de uma dialética.

8 – R: Embora, Descartes afirme que a metafísica não consegue explicar todas as questões de forma clara e evidente, quando menciona a filosofia como árvore, explica que a raiz é a metafísica, pois a partir dela nasce as outras ciências - como o tronco e os galhos que são os mais importantes a serem considerados como objetos de estudo. Começar a partir do início é imprescindível para que através de seu método cartesiano, reconhecer as falhas de toda a filosofia anterior e a partir daí iniciar um novo caminho de uma filosofia baseada em evidências claras para assim conhecer melhor todos os conceitos do universo.

9 – R: No texto, Descartes usa como exemplo o peso nos corpos terrestres. Os corpos pesados ao jogar para cima, obviamente caíra. No entanto, a indignação de Descartes é que na verdade, esta explicação de que os objetos só caem porque são pesados é baseado em falsas evidências. Não souberam explicar qual a natureza, motivo, ou porque que as coisas tendem a cair, mas baseou-se apenas na experiência de ver o mesmo ato se repetir diversas vezes. Então esta é a prova na qual não entenderam os verdadeiros princípios, portanto seguiu um conhecimento básico e carente de explicações para a posteridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com