TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hannah

Resenha: Hannah. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Filósofa e cientista política norte-americana de origem alemã (14/10/1906-4/12/1975). Destaca-se por seus escritos sobre as questões judaicas e seus ensaios sobre o totalitarismo. Nasce em Hannover e estuda na Universidade de Heidelberg, na qual obtém o grau de doutora em filosofia em 1928.

“O poder resulta da capacidade humana, não somente de agir ou de fazer algo, como de unir-se a outros e atuar em concordância com eles, sendo os participantes orientados pelo entendimento recíproco e não para o seu próprio sucesso, tendo como fim o entendimento mútuo”. Essa definição implica que, para Arendt, o poder é caracterizado como distinto de violência.

Com claro teor normativo, o foco da elaboração teórica da autora é, antes de indivíduos concebidos como unidades autônomas, ou do sistema, a experiência internacional mediada comunicativamente. O relacionamento do poder com certo grau de normatização, ocorre quando a autora diz que o poder serve para preservar a práxis, da qual se originou e consolida-se em poder político, através de instituições que asseguram formas de vida baseadas na fala recíproca.

O poder se origina nas experiências de trocas linguísticas estabelecidas entre pessoas que se atribuem igual dignidade e racionalidade. Nesse sentido, o meio da coerção e o discurso, perlocucionário são associados à violência, em detrimento do poder;

Afasta a dimensão social e econômica do exercício do poder que, assim, não diz respeito ao atendimento de interesses ou necessidades. Esse afastamento ocorre, pois, em âmbito público há discussões entre iguais, enquanto que a desigualdade e a violência são efetivadas em âmbito doméstico.

O poder comunicativo pode ter validade sobre a forma de verdade (isso determina isso), de sinceridade (autodeclarações), (que trata sobre conhecimentos estabelecidos, por exemplo, ninguém vai questionar o significado de “OI” quando se for cumprimentar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com