TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hegel E O Ser

Monografias: Hegel E O Ser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

O USO DO CRACK:

UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

São Paulo

2012

O USO DO CRACK:

UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I.

Profs. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

São Paulo

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................03

2. DOGRAS, UM GRANDE DESAFIO DA HUMANIDADE.....................................03

2.1 CRACK, muito prazer!........................................................................................04

2.2 Como o CRACK é visto pela população?.........................................................04

2.3 O CRACK se espalhou pelo Brasil afora..........................................................05

2.4 Mas afinal, qual é o melhor modo de se enfrentar o CRACK?.......................06

2.5 E qual é o papel do Assistente Social diante desta realidade?.....................08

2.6 A relação urbanização x população, como fica?.............................................09

2.7 E a família, como fica?.......................................................................................10

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que o CRACK já se faz presente em todas as regiões do Brasil. Diferentemente do que acontecia há pouco tempo, quando o CRACK só era visto nos grandes centros do país, hoje a droga já é realidade no cotidiano de muitas cidades brasileiras.

As pessoas sempre olharam para o CRACK como uma droga que jamais viria a fazer parte de suas vidas. Sempre fizeram vistas grossas, acreditando que o CRACK era algo passageiro e sem muitas consequências para a vida sociedade. Mas bem outra é a realidade. O CRACK se revelou muito danoso e se transformou em um grave problema social.

Como encarar esta realidade e o que fazer para mudá-la? Como ver o usuário do CRACK? Qual o papel da família? E do Assistente Social? São perguntas que tentaremos responder ao longo de nosso trabalho.

2. DOGRAS, UM GRANDE DESAFIO DA HUMANIDADE

A luta contra as drogas é um dos maiores desafios que as sociedades contemporâneas vêm enfrentando. Não que as sociedades do passado não a tenham enfrentado. Elas também a enfrentaram, mas era uma luta contra uma propagação ainda tímida, insipiente e com pouca variedade de drogas. Hoje, diferentemente, é travada uma luta contra uma propagação que atinge todos os cantos do planeta e com uma variedade infinita de drogas à disposição: maconha, cocaína, crack, LSD, êxtase, oxe e tantas outras.

No nosso caso, não somos e nem estamos inumes às drogas e do mesmo modo estamos enfrentando a desigual luta contra elas. Encontramo-las nas ruas, nos lares, nas escolas, nos locais de trabalhos, nas câmaras municipais, nas assembléias legislativas, enfim, em lugares que jamais imaginávamos encontrá-las.

Mas queremos aqui falar especificamente do CRACK, uma droga que se tornou a queridinha de oito entre dez usuários de drogas no Brasil. Isto porque o CRACK é relativamente barato, é de fácil acesso e, principalmente, porque é altamente viciante.

2.1 CRACK, muito prazer!

Mas, afinal, o que é o CRACK? O que o torna tão destruidor, viciante? O que o diferencia das demais drogas? Se quisermos vencer a luta travada contra o CRACK precisamos conhecê-lo melhor, saber que danos ele provoca, conhecer seu poder provocar dependência e todos os perigos e riscos que ele oferece às pessoas.

Para realizar tal tarefa precisamos recorrer ao Wikipédia. Passamos a citar parte do artigo que encontramos em nossa pesquisa no site da referida enciclopédia livre:

“Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. (...) O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranoia (ilusões de perseguição). Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína. (...) A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada” .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com