TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Casos: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1) O que é possível aprender com o estudo da historia da psicologia?

R-Através da exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que se tem uma visão clara da psicologia atualmente.

Questão 2) Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do século XIX como do século XX.

R- Porque desde o século V a.C, filósofos como Platão começaram a levantar questões que muito interessam e preocupam os psicólogos de hoje, tornando a psicologia um assunto a ser discutindo desde muito tempo atrás, porem foi somente no século XIX que ela se tornou uma ciência,, tornando-a uma disciplina moderna.

No século XIX a psicologia se proclamou como uma ciência formal de estudo, já no século XX os métodos e ferramentas já utilizados passaram, a ter bases biológicas e físicas para explorar a natureza humana.

Questão 3) O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

R- Os dados históricos são materiais usados pelos historiadores para reconstruir vidas, fatos e épocas. Já os dados científicos são métodos usados pelos cientistas para obter a geração de dados e medidas de controle para determinadas situações ou eventos.

Os dados históricos podem ter suas informações distorcidas de modo que seus registros podem estar incompletos, informações ocultadas ou alteradas propositalmente e ate mesmo informações distorcidas na tradução.

Questão 4) Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimto da psicologia moderna?

R- Mudanças socioeconômicas da população americana, a imigração, o avanço na educação, as guerras e a discriminação foram fatores determinantes para que a psicologia se desenvolvesse num contexto geral, visto que esses eventos causaram certo desequilíbrio emocional e mental nas pessoas e criaram diversas oportunidades de trabalho para os psicólogos e docentes da época.

Questão 5) Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

R- Os obstáculos enfrentados no século XX por mulheres, judeus e negros eram a formação de cotas para ingressar em universidades e cursos de pós-graduação, eram vistos como ameaça para a sociedade e as mulheres em especial eram impedidas de ingressarem na universidade pelo pré-julgamento de que elas não tinham a capacidade de conciliar os estudos com a família e a vida domestica.

Questão 6) Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

R- Um processo de registro histórico envolve a exploração das principais descobertas e a identificação dos personagens mais importantes do contexto de um “Zeitgeist”, entretanto um psicólogo que trabalha de forma discreta e individual acaba tendo suas ideias restringidas por poucas vezes sem reconhecidas pelo publico e seus méritos esquecidos.

Questão 7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com