TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Teóricos Da Psicologia E Sua Contribuição Para A História Da Educação

Trabalho Universitário: Os Teóricos Da Psicologia E Sua Contribuição Para A História Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

Os teóricos da psicologia e sua contribuição para a História da Educação

Muita das teorias que são aplicadas hoje em dia nas salas de aula, deve-se ao estudo de grandes teóricos dentro deles estão Jean Piaget, Vygotsky e Jerome Brunner eles revolucionaram suas épocas e levantaram hipóteses. E tamanha sua importância para a ciência pode-se observar que essas teorias percorreram e ainda percorrem todos os cantos do mundo.

As teorias foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, acompanhando o individuo desde o nascimento ate sua fase adulta, as teorias são importantes para que se compreenda o desenvolvimento humano e responda como e porque o indivíduo se comporta de determinada maneira, em determinada situação.

Piaget revolucionou o modo visualizar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e sim constroem seu próprio aprendizado, criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética e uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios que vai desde o seu nascimento ate o inicio da adolescência, onde é atingida a capacidade plena do raciocínio.

Para Piaget o pensamento é a base que se concentra a aprendizagem, e a maneira em que a inteligência se expressa, a essência do seu trabalho ensina que ao se observar a maneira com o que o conhecimento se desenvolve na criança e possível entender melhor a natureza do conhecimento humano. Seus conceitos são utilizados ate hoje os dias atuais para entender o processo de ensino aprendizagem da criança.

Ele mostrou que tudo pode variar de criança para criança, por sua cultura, pelo ambiente em que ela está inserida, o clima familiar, e a emoção é fundamental para entender o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que ela é dialética, havendo alternância entre a razão e a emoção durante o crescimento da criança.

A teoria piagetiana vê no trabalho em grupo uma excelente estratégia para a conquista do saber, nele a cooperação permitira a troca de pontos de vista sobre os conhecimentos, possibilitando ampliar horizontes e educar para o convívio em sociedade. Educar, para Piaget, é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do conhecimento.

Vygotsky valorizava as relações sociais, onde o individuo aprende com o outro, pelo contato, pela linguagem, que para ele é o canal de desenvolvimento do pensamento, e a partir do momento que a criança começa desenvolver alguma linguagem ela constrói também o seu pensamento. Para ele o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, é uma relação constante com o ambiente externo da criança, e ela não aprende só no ambiente escolar. Foco no ensino como Processo social. Com sua teoria da ZDP,ele coloca o professor como Mediador, e não como destaque no processo de Desenvolvimento, isso revolucionou, porque na Escola Tradicional o professor era o personagem principal da educação.

Para Bruner a ideia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental em sua teoria, o ensino eficiente precisa do esforço do professor, para organizar a matéria de maneira eficiente e significativa, preocupando-se em especial com sua estrutura. Ele acreditava também que a motivação é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com