TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho entenderemos a historia da psicologia e um resumo sobre os conceitos de estruturalismo e funcionalismo e também a importância dos filósofos Wilhelm Wundt e William James para a psicologia.

O que foi o estruturalismo

Dentro do estruturalismo o objeto de estudo é a consciencia, é uma corrente de pensamentos e procura explorar as inter-relações buscando o significado produzido dentro de uma cultura. De acordo com a teoria estrutural, os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação.

O que foi o funcionalismo

O funcionalismo caracteriza-se por um enfoque empirista que pondera as vantagens do trabalho de campo. Posto isto, é fundamental no desenvolvimento da antropologia científica, com especialistas que têm percorrido o mundo com vista a desenvolver os seus trabalhos.

A teoria funcionalista tem por base a teoria de sistemas e defende que a sociedade se organiza como um sistema social onde é necessário resolver quatro imperativos fundamentais para a subsistência: a adaptação ao meio envolvente, a conservação do modelo e o controlo de tensões, a persecução da finalidade e a integração pelas diferentes classes sociais.

Qual a diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a psicologia

Wundt deu inicio á psicologia experimental como ciência. Ficou conhecido pela criação do que ficou considerado como o Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental. Wundt define como objeto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente humana. Para seus estudos usou a observação e a experimentação. Ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar o próprio conteúdo.

Ele usava o método de introspecção, que seria o auto-exame do estado da mente.

William James se posicionou contra o objetivo de Wundt. seu interesse por assuntos místicos como telepatia, clarividência, espiritismo e comunicação com os mortos. Tinha verdadeira aversão pelo método de experimentação em psicologia e pouco trabalho realizou nessa área. Da perspectiva de James, as teorias filosóficas serviriam como meio de orientar a pesquisa para os seus resultados finais e não para os seus princípios. Desse modo, também as teologias seriam passíveis de ser consideradas verdadeiras. O critério de verdade pragmático seria aquele que permite adaptar o que se tem por verdadeiro com cada aspecto da existência, em relação com todas as outras experiências vividas, formando um todo orgânico. Assim, as diversas crenças que compõem a mente de uma pessoa teriam reduzidas suas divergências, a ponto de se aproximarem ciência e religião, nos casos mais extremos. “O pragmatismo de James, em sua característica funcionalista, tornava a função de verdade subjetiva e sua justificação da religião voltada à satisfação pessoal de cada um.” (Silva, 2008).

Wilhelm Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal. Psicologia Experimental: O estudo da experiência consciente.A consciência tem um papel ativo na organização de seu conteúdo.

Titchener foi aluno de Wundt e levou a proposta de se desenvolver uma psicologia científica nos Estados Unidos, criando o Estruturalismo.

Wundt estudava a capacidade de síntese dos conteúdos mentais por meio da apercepção a partir de uma organização voluntária dos elementos mentais. Titchener também se concentrava nos elementos ou conteúdos mentais, mas focava sua atenção aos elementos da consciência.

Interessava ao Estruturalismo de Titchener descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, determinar a estrutura da consciência, através da análise de suas partes componentes.

O objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente.

Conteúdo consciente elementar da experiência.

A psicologia é uma ciência pura, náo se preocupa com a aplicação do conhecimento psicológico.

O estruturalismo utilizava como método a introspecção experimental sistemática, valendo-se de observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos de seu estado consciente.

As propostas do estruturalismo para a psicologia

Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples; Determinar as leis de associação desses elementos da consciência;

Conectar os elementos às suas condições fisiológicas.

Os elementos mentais podem ser categorizados e agrupados em classes que estão presentes em toda experiência: Qualidade, intensidade, duração e nitidez.

Funcionalismo

Influências anteriores: Teoria da Evolução de Charles Darwin Hipótese de que os seres vivos mudam com o tempo;

Luta pela sobrevivência e sobrevivência do mais apto.

O trabalho de Darwin, influenciou a psicologia contemporânea mediante: -O enfoque na psicologia animal, que formou a base da psicologia comparativa;

-A ênfase nas funções e não na estrutura da consciência;

-A aceitação da metodologia e dos dados de diversas áreas;

-O enfoque na descrição e mensuração de diferenças individuais.

A proposta funcionalista

O enfoque desse movimento concentrava-se na seguinte questão: Quais são as realizações dos processos mentais?

O que e como a mente produz? Que uso o organismo faz dela para adaptar-se ao ambiente?

William James (1842-1910): Precursor da Psicologia Funcional

A psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas o estudo da adaptação dos seres humanos ao seu ambiente.

A função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência.

A consciência é vital para a necessidade dos seres complexos em um ambiente complexo.

A vida mental consiste em uma unidade, em uma experiência total que se modifica.

A consciência é um fluxo constante, não é possível experimentar um mesmo pensamento ou a mesma sensação mais de uma vez.

A função da consciência é proporcionar a capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher.

Diferença entre hábitos e escolha

O método de investigação da psicologia deve ser a introspecção.

“A observação introspectiva é o método em que devemos nos basear primeiramente e sempre a visão de nossa mente e a descrição do que observamos. Todos concordam que é em nossa mente que descobrimos os estados da consciência”.

Na luta pela sobrevivência, tanto a consciência como o comportamento trabalham para o organismo;

A consciência gera o comportamento adequado que permite ao organismo sobreviver;

Como conseqüência, a psicologia funcional deve dedicar-se ao estudo do organismo em funcionamento.

James Rowland Angell (189-1949) É função da consciência a melhoria da capacidade de adaptação do organismo.

A psicologia funcional é a psicologia da operação mental, sua tarefa é descobrir o modus operandi do processo mental, as suas realizações e as condições sob as quais ocorre.

A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência. A consciência é vista como um instrumento utilitário, já que faz a mediação entre as necessidades do organismo e as condições do ambiente.

A psicologia funcional é a psicologia das relações mente-corpo e dedica-se ao estudo de todas as relações entre o organismo e seu ambiente.

O objeto de estudo da psicologia é a atividade mental representada pelos processos mentais: memória, percepção, sentimento, imaginação, julgamento e vontade.

A função da atividade mental é a adaptação.

O estudo do comportamento objetivo e patente deve ser o fim último da psicologia.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »