TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Filosofia Moderna: Perspectivas Racionalistas

Por:   •  4/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do ABC

História da Filosofia Moderna: Perspectivas Racionalistas

Prof.ª Luciana Zaterka

Isis Mustafa de Assis - 21042715

DESCARTES, René - São Paulo: Martins Fontes, 1996. Discurso do Método.

Primeira Parte - considerações acerca das ciências (páginas 5 a 14)

p. 5

§ 1 Descartes começa seu discurso apontando que todos os homens possuem o chamado bom senso, ou seja, a capacidade de distinguir o verdadeiro do falso, e este é igualmente dividido entre todos. No entanto, o fato de haver multiplicidade de pensamentos e ideias advém do método que utilizamos para guiar nossa razão, como aplicamos o bom senso que nos é natural.

p. 6

§ 1 Humildemente o filósofo reforça que não há nele qualquer diferenciação do restante dos mortais no que refere ao seu espírito/bom senso, justificativa para o seu argumento de que a diferença está somente nos caminhos que seguem nosso pensamento.

“[...] pois, quanto à razão ou senso, visto que é a única coisa que nos torna homens e nos distingue dos animais, quero crer que está inteira em cada um.”

§ 2 Descartes mostra o quanto está convencido de que sua descoberta progrediu e muito na busca pela verdade e na construção de uma nova filosofia.

p. 7

§ 2 É importante observar que ele se coloca à disposição de ser julgado e de reconhecer, se assim lhe for apresentado, seus erros e progredir com eles.

§ 3 cito:

“Assim, meu propósito não é ensinar aqui o método que cada um deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo procurei conduzir a minha.”

p. 8 - 10

Descartes descreve nestes parágrafos suas experiências no colégio La Flèche.

Atenção especial às palavras dele sobre aquilo que aprendeu como filosofia:

§ 2 p. 9 “Que a filosofia proporciona meios de falar com verossimilhança de todas as coisas, e de se fazer admirar pelos menos sábios.”

p. 11

No entanto, de todas as coisas que aprendeu nos anos de colégio, Descartes destaca a matemática pela certeza que confere naquilo que se aplica, diferente da verossimilhança proposta pela filosofia com seus fundamentos nada sólidos e neblinosos.

§ 2 “Comprazia-me sobretudo com as matemáticas, por causa da certeza e da evidência de suas razões; mas não percebia ainda seu verdadeiro uso e, pensando que só serviam para as artes mecânicas, espantava-me que, sendo tão firmes e sólidos os seus fundamentos, nada de mais elevado se tivesse construído sobre eles.”

p. 12 e 13

Se debruçando sobre quais eram suas percepções acerca da filosofia e das ciências todas outras, percebe que desconfiava de todas por saber que suas bases não são sólidas, embora não tivesse a presunção de fazê-las melhor uma vez que foram pensadas pelos mais excelentes espíritos da história.

p. 13

Quando atinge a idade que lhe permite sair dali, René se coloca a procurar as verdades no mundo, saindo para viajar e conhecê-lo além daquilo aprendido até ali através dos livros e professores.

§ 2 “E, resolvendo-me a não mais procurar outra ciência além da que poderia encontrar-se em mim mesmo, ou então no grande livro do mundo, empreguei o resto da juventude em viajar [...] Pois parecia-me que poderia encontrar muito mais verdade nos raciocínios que cada qual faz sobre os assuntos que lhe dizem respeito, e cujo desfecho deve puni-los logo depois, se julgou mal, do que naqueles que um homem de letras faz em seu gabinete, sobre especulações que não produzem nenhum efeito.”

p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com