TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imaginação Sociológica

Dissertações: Imaginação Sociológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  3.588 Visualizações

Página 1 de 3

Parte I

Aplicar a Imaginação Sociológica utilizando como base a pesquisa sobre a diminuição do habito de leitura no Brasil, destacar dois pontos, podendo ser econômico, social ou político.

Economicamente a diminuição do consumo da leitura afeta e enfraquece o capital das editoras que publicam e comercializam livros e revistas, favorece o aumento do numero de desemprego nesse setor e para que haja lucro as editoras precisam elevar o valor dos produtos que ainda ‘sobrevivem’ a esse mercado. Fazendo que os consumidores paguem caro para obter um livro impresso. Todos esses itens juntos estimulam uma adaptação do setor literária, muitas editoras estão apostando em Leituras digitais - Ebooks - Como seu custo de produção e de entrega é inferior, um livro digital de alto padrão, pode chegar às mãos do leitor por um preço até 80% menor que um livro impresso, quando não for gratuito. Deve-se lembrar de que o livro digital não precisa entrar em filas de impressão em gráficas, como ocorre tradicionalmente. Assim, uma vez prontos para distribuição, basta entrar em redes on-line de venda e distribuição. Esse modelo de leitura está ganhando muito espaço principalmente entre os jovens, pela facilidade de acesso.

A leitura tem um peso fundamental na questão Social do individuo, ela proporciona um aumento da capacidade de escrita, de argumentação, além de trazer um enriquecimento no vocabulário do leitor e em sua forma de se expressar. Crianças que exercem o hábito de ler estimulam a sua capacidade de concentração e criatividade, formando assim um estudante preparado para a vida escolar e acadêmica e futuramente um profissional mais qualificado em comparação aos que não praticam a leitura, já que essa proporciona uma visão mais ampla e crítica acerca dos problemas sociais. Sendo assim podemos definir que a leitura é uma fundamental ferramenta para a construção de uma sociedade forte, de pessoas com maior poder de decisão e de indivíduos preparados para a concorrência profissional.

Parte II – Responder as questões:

1) Você acredita que haja uma ciência do senso comum e/ou uma visão de senso comum da ciência?

Sim, pois existe no sendo comum um domínio, mesmo que pequeno desordenado e superficial, do conhecimento acumulado pelo estudo cientifico, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista sociológico.

2) Se lhe pedissem para definir a disciplina da Sociologia em apenas duas frases, o que você diria e por quê?

- “A sociologia engloba um conjunto disciplinado de práticas, mas também representa considerável corpo de conhecimento acumulado ao longo da história”.

- “A preocupação da Sociologia é o mundo feito pelos seres humanos, àquele que só existe em decorrência de nossas ações. O sistema de pensamento se refere a ações humanas e suas consequências”.

Essas duas frases exemplificam o significado da Sociologia, sendo ela, uma ciência que estuda a interelação entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

3) Quais são os benefícios e os perigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com