TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indução Em Aristoteles

Trabalho Universitário: Indução Em Aristoteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Descartes tem como desafio um problema parecido com o problema aristotélico de encontrar bases para um conhecimento seguro. Para isso ele adotará um procedimento, um método que:

A sua resposta :

"Em Meditações, Descartes utiliza o método da dúvida persistente: ele se questiona sobre a realidade que o cerca, sobre os conceitos matemáticos que estão em sua cabeça, concluindo que a única coisa da qual pode ter certeza é a de existir; caso contrário, quem estaria ali pensando sobre aquelas questões? Dai vem o famoso 'Penso, logo existo'".

Está correto. Descartes funda a certeza a partir da dúvida.

Saltar Tempo restante

Tempo restante

0:19:54

espeito do desenvolvimento do conhecimento matemático, das ciências e da filosofia no século XVII, é possível concluir que:

A sua resposta :

O século XVII foi um período de grande avanço do conhecimento em todas as áreas mencionadas no enunciado, uma vez que, além do desenvolvimento matemático, matrizes filsosóficas, importantes para a introdução e o desenvolvimento de novos paradignmas surgiram.

Resposta correta. Ao lado do avanço matemático proporcionado pelas teorias e modelos de Newton, Leibniz e Descartes, perspectivas filosóficas desenvolvidas por Spinoza, Pascal e outros , ajudariam a formar uma nova visão ou visões de mundo influentes durante muito tempo.

Saltar Tempo restante

Tempo restante

0:09:59

Você a

A respeito do pensamento de Kant, é correto afirmar que:

A sua resposta :

As considerações de Kant sobre a intuição pura, afirmando que estas dão base ao conhecimento matemático e são inatas, aproxima-se, de certo modo, da afirmação aristotélica de que nossas mentes têm a capacidade natural inata de reconhecer o ponto de partida das ciências.

Resposta correta. Para Kant os "dados sensíveis" não são uma constatação empírica, mas a expressão da nossa forma de perceber o mundo. Em Aristóteles encontramos o que se chama "naturalização do conhecimento" relacionado à percepção sensorial, ou seja, aos nossos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com