TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As influências Filosóficas na Psicologia

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 2 As Influências Filosóficas na Psicologia

Respostas

1 - O conceito de mecanicismo é onde os processos naturais são explicados pelas leis físicas e da química . Aplicando este conceito ao homem seria ver ele como uma maquina , separando o homem em partes como as peças de uma maquina .

2 – Os relógios e os robôs trouxeram a noção de que o funcionamento e o comportamento humano obedeciam as leis mecânicas e os métodos quantitativos . A comparação do universo com o relógio abrange a ideia do determinismo , com a crença de que é possível prever as mudanças que ocorrem na operação do relógio com base na sequencia e na regularidade do funcionamento das peças.Do mesmo modo para entender o universo bastava reduzi lo as partes mais simples, caracterizando toda ciência , assim surgiu o Reducionismo.

3 –Se o universo é constituído de átomos em movimentos , então qualquer efeito físico resulta de uma causa direta . Para entender seu funcionamento comparava a um relógio que é organizado e precisa , sem inteligência própria.

4 – A maquina calculadora de Babbage simulava as ações mentais , trazendo um grande marco na tentativa de explicar o pensamento humano . A maior contribuição de Ada Lovelace foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer varias operações além de simplesmente fazer contas e números.

5 - Como na mente possui a capacidade de pensamento e percepção e da vontade , de algum modo influencia o corpo , Descartes considerou logico ser esse o centro da interação e o coronarium ( a quantidade de movimentos físicos, o fluxo do espirito animas produz uma qualidade mental ou sejia uma sensação) .

6 – Idéias Derivadas São produzidas pela aplicação direta de um estímulo externo , Idéias inatas surgem da mente ou da consciência , independente das experiências sensoriais ou dos estímulos externos .

7 – Positivismo : reconhece somente os fenômenos e fatos naturais observáveis de forma objetiva.

Materialismo : Explica os fatos do universo em termos físicos pela existência e natureza da matéria.

Empirismo : Afirma que todo o conhecimento é resultante da experiência sensorial . Os empiristas preocupavam-se em descobrir como a mente adquiria o conhecimento .

O positivismo , Materialismo e o Empirismo se tornaram as bases filosóficas da nova ciência da psicologia . Dentre este três o empirismo desempenhou um papel principal , trazendo o desenvolvimento da mente , de como ela adquiria conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com