TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Filosóficas Na Constituição Da Psicologia

Dissertações: Influências Filosóficas Na Constituição Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Influências Filosóficas na constituição da Psicologia

1. Quais as principais características de Renê Descartes? Destaque aquelas que fazem com que seja considerado um dos precursores da moderna ciência e as que se relacionam aos temas da psicologia atual.

Rene Descartes (1586 – 1650) sugere que é essencial mudar os conceitos ligados a religiosidade (alma) e começa a pensar na existência de um cérebro. Não se conformou com o imposto pela Bíblia e autoridades da época, dando o primeiro passo para compreender o mecanismo ligado ao corpo humano. Foi quem realizou os primeiros estudos mais específicos a respeito do ser humano. Isso pode ser considerado um avanço para a Psicologia, já que rompe com o conceito de alma e começa a se pensar em um cérebro, no seu funcionamento.

Podemos considerar que ele tem certa semelhança com os pensamentos de Platão devido a acreditar nas ideias inatas. Para ele, nascemos com algumas ideias inatas e outras derivadas, ou seja, produzimos através de elaborações que a mente faz a partir das experiências que temos, de um estímulo.

Dentre as contribuições de Rene Descartes à Psicologia estão: doutrina das ideias inatas, noção da ação reflexa e uma teoria da interação mente e corpo. Criador e impulsionador do Racionalismo moderno, preocupa-se com a investigação prévia do conhecimento.

Um dos trabalhos fundamentais de Descarte a favor da psicologia foi a tentativa de resolver o problema mente e corpo. Descreveu em termos mecanicistas a maneira como a interação entre corpo e mente ocorre. Antes dele se destacava que mente e corpo tinham naturezas diferentes, e que a mente exercia uma influência sobre o corpo, mas que o corpo tinha pouco impacto sobre a mente.

Descartes aceitou essa posição dualista, para ele mente e corpo eram de essências diferentes, mas sugeriu que a mente influencia o corpo e que este também exerce influência sobre a mente maior do que se supunha anteriormente. Ocorre uma interação mutua, após perceber que as sensações físicas chegavam ao cérebro, acreditou que este seria o órgão responsável por essa interação.

Supunha que a mente tinha a função de pensar enquanto os demais processos eram função do corpo. A mente e o corpo embora distintos são capazes de interagir dentro do organismo humano, um influenciando o outro.

Para Descartes o corpo funcionava como uma máquina e todas as funções aconteciam de forma mecânica. Comparava o mecanismo do relógio com o funcionamento do ser humano, ele foi além de famosos pensadores e da Bíblia, acreditando na observação e experimentação. A partir da observação começou a perceber que alguns movimentos aconteciam de forma involuntária, sem a intenção consciente da pessoa, chegando à ideia de ação reflexa que é percussora da moderna Psicologia Comportamental do estímulo-resposta, em que um objeto externo (estímulo) provoca uma resposta involuntária.

A localização das funções mentais no cérebro também foi uma grande contribuição de Descartes para a Psicologia.

O Racionalismo influenciou a ciência psicológica em escolas como a Psicologia da Gestalt, a Psicologia Cognitiva, e a Psicologia da Aprendizagem, servindo de respaldo científico para as teorias mentalistas, fortalecendo a Psicologia com métodos capazes de investigar o psiquismo com a aceitação da ciência. Boa resposta. Espero que não tenham apenas copiado, mas entendido!

2. Quais os fundamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com