TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOHN FINNIS

Por:   •  7/5/2016  •  Bibliografia  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

                                        JOHN FINNIS

  Nascido na Austrália em 1940, o filósofo John Mitchell Finnis, que fez seu D. Phil no University College, Oxford como Rhodes Scholar for South Aust., entre os anos de 1962 – 1965. Em 1965, defendeu sua tese sob o título ¨The Idea of Judicial Power, with special reference to Australian federal constituonal law¨ e supervisão do famoso jusfilósofo H.L.A. Hart.

  Foi professor na Oxford University, na Inglaterra desde 1967, leciona desde 1995 como Biolchini Family Professor of Law, na University of Notre Dame, Indiana, EUA.

  H.L.A. Hart solicitou a Finnis que elaborasse um livro sobre a lei natural, sugerindo-lhe o nome Natural Law and Natural Rights. Pesquisando sobre o tema por 10 anos, só em 1980 que o livro ficou pronto e foi publicado, tornando-se em pouco tempo um marco com reconhecimento em teorias dos direitos naturais. E ficou sendo considerado o maior jusnaturalista contemporâneo como amplo reconhecimento mundial, já foram traduzidos do inglês para o português, espanhol, polaco, mandarim e italiano, seus principais livros.

Como fortes influências da filosofia analítica, por conta de H.L.A. Hart, bem como de Aristóteles, Tomás de Aquino e outros. Apropria-se, entretanto, dessas teorias alinhado com as considerações a respeito do primeiro princípio da razão prática, o bem há de ser feito e perseguido, e o mal evitado, de Germain Grisez.

Almejando responder aos consequencialistas e céticos da moralidade, ofereceu novas bases racionais para compreensão do direito natural sem o emprego de derivações metafísicas de valores a partir da natureza humana, e mesmo, sem empregar inferências ilícitas de valores a partir de fatos. O que feriria a Lei de Hume.

              ALGUNS TEMAS ABORDADOS EM SUAS OBRAS

1. A Falácia Naturalista: Ultrapassando o desafio proposto por David Hume, um emotivista que desafiava as demais escolas jusnaturalista de sua época propondo que somente os sentimentos seriam passíveis de serem objetivos e medidos pela ciência.

2. Os Bens Humanos Básicos: são, pré-morais, autos-evidentes, incomensuráveis e são fins em si mesmo.

3. As Exigências da Razoabilidade Prática: realizam a passagem da pré-moralidade para a moralidade, restringindo os compromissos a serem adotados em razão dos bens humanos básicos.

4. Bem Comum, Amizade e Justiça: adota, com restrições, a teoria da amizade de Aristóteles, assim, sua concepção de relações humanas parte das mais comuns e corriqueiras formas de coordenação de atividades em grupos.

5. Eutanásia, Aborto, Religiosidade e Liberdade Religiosa, Dissuasão Nuclear e outros temas de ética, bioética e direitos humanos.

  Suas principais obras em português são Direito Natural em Tomás de Aquino, Fundamentos de Ética, Lei Natural e Direito natural.

                 

                        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

professorships.nd.edu/professorships/biolchini-famil

law.nd.edu/directory/john-finnis/

www.lume.ufrgs.br › ... › Ciências Sociais Aplicadas › Direito

Aluno: MARCIO VAZ DE ANDRADE

3º C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com