TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIÇA E SOCIEDADE: PARADIGMAS DA VISÃO DE PLATÃO

Por:   •  14/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIÇA E SOCIEDADE: PARADIGMAS DA VISÃO DE PLATÃO

Igor Costa Gressler[1]

Leonardo Argenta Dutra[2]

  1. INTRODUÇÃO

        Nesse texto será retratado o conceito de cidade ideal descrito na obra “A República” de Platão, cidade em que imperava a tão sonhada justiça. Nela, Platão afirma que justiça é essencialmente: a) Justo é dizer a verdade e devolver aquilo que se recebeu de alguém; b) Fazer bem aos amigos e mal aos inimigos; c) Justo é o vantajoso ao mais forte. Ainda, a cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções. Com essa finalidade, ele dividiu os homens em três classes distintas, como explica o filósofo e professor Paulo Ghiraldelli Jr.:  “A República Platônica foi elaborada com uma divisão social estruturada em três estamentos: o dos trabalhadores manuais, responsáveis pela produção artesanal e agrícola da cidade; o dos guerreiros, responsáveis pela ordem interna e pela proteção da cidade contra invasores; e dos sábios, governantes que formariam o conselho do qual deveria sair o rei – o rei-filósofo. ”

Nesse contexto, é importante ressaltar o atual cenário brasileiro que concerne à justiça. A seguir, serão feitas abordagens que correlacionarão a sociedade ideal de Platão com a que vivemos hoje.

  1. FORMA IDEAL DE GOVERNO

A forma correta de governo deveria ser aquela em que cada um exerce uma função de acordo com sua natureza, e essa deveria seguir às três classes. Caberia àqueles dotados da razão- os filósofos- a atribuição de coordenar a cidade, pois esses eram dotados da sabedoria, atributo essencial para se tomar as melhores condutas éticas. Já aqueles detentores da cólera os guerreiros, devido a sua coragem, teriam a atribuição da pacificação social. O terceiro grupo era comandado pelos desejos, que no corpo humano seria afim da região do baixo ventre. Essa classe, a dos artesãos, deveria controlar seus desejos para conseguir manter a temperança. Para isso eles deveriam empregar a força resultante de seus desejos naquilo que possuem habilidade para realizar, os seus trabalhos específicos.

Frente à essa demanda, fez-se necessário a criação de um método para inibir a corrupção e incompetência com relação à gestão pública.  Desse modo, a cidade ideal ou sociedade justa, tão somente deveria ser governada por aqueles que possuíssem o dom da sabedoria (filósofos). Os mesmos, seriam escolhidos e submetidos à diversas avaliações. E, após receber a aprovação, receberiam o título de Filósofo-Rei, ou seja, seriam aqueles com a capacidade necessária para realizar a chamada “justiça social”, por meio de sua inegável sabedoria. Para se chegar, portanto à uma igualdade a todos, seria necessário o cumprimento das incumbências das classes.

O brasil, apesar de ser considerado um país subdesenvolvido, é um país em pleno desenvolvimento e, mesmo tentando evoluir-se num desenvolvimento sustentável, não está conseguindo um desenvolvimento de ordem progressiva, e sim, um desenvolvimento em prol da injustiça social, do crime, da corrupção, das doenças, entre outras consequências negativas.

Contrastando com a sociedade platônica, a sociedade brasileira demonstra um narcisismo inaceitável, na medida em que busca sempre o interesse próprio e não – o ideal – coletivo, acarretando consequências deletérias à sociedade. Exemplo disso, são aqueles que misturam volante e bebida alcoólica pondo em risco de outrem inocente, mesmo com a existência de inúmeras campanhas e leis contrárias a isso. Essa é apenas uma de tantas negligências irresponsáveis e narcisistas que expõe inocentes a uma sociedade injusta, diferente da relatada por Platão.

Diferentemente do que é visto na sociedade contemporânea, na sociedade ideal, o indivíduo sempre busca o interesse coletivo. Assim, o narcisismo seria inaceitável, sendo o altruísmo necessário para a existência da justiça. Outrossim, verifica-se à inexistência do altruísmo no povo brasileiro, na medida em que pensa somente em si mesmo, e, por isso, realiza ações perversas, gerando consequências à sociedade. Por exemplo, beber e dirigir, é uma ação negligente que pode tirar a vida de outrem sem culpa, e, apesar de existirem inúmeras campanhas contrárias ao fato descrito, o indivíduo ainda assim o faz.

Platão dizia que era importante que toda a cidade fosse feliz, mas para ter-se à felicidade, era necessário haver justiça, e para haver justiça seria necessário começar desde a base. As crianças deveriam ser retiradas de suas mães, e serem educadas pelo Estado, de modo que nem pais nem filhos, se conhecessem. Com isso, não existiriam os laços familiares, as pessoas seriam menos egoístas e alheias aos maus hábitos. Portanto, com as crianças sob custódia do “Estado”, seria preciso um sistema educativo que desenvolvesse as virtudes necessárias para cada classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com