TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Just In Time

Monografias: Just In Time. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema JUST IN TIME

O Que É?

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.

O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

Vantagens Financeiras:

Partindo de um dos objetivos do Just in Time a principal vantagem é o fim ou pelo menos a redução substancial dos desperdícios. E quando pensamos em menos desperdícios podemos perceber a redução de custos no processo de fabricação de um produto, ou seja, a manufatura, a exemplo disso podemos avaliar da seguinte forma:

Com o JIT a ideia é ter menos estoques e esses estoques ficarem divididos estrategicamente pela linha de montagem, próximo daqueles que o utilizarão, evitando assim que se precise ter um almoxarifado, que o colaborador tenha que sair da sua bancada de trabalho para repor a matéria-prima que será utilizada em seguida, e acima de tudo que o recurso financeiro só seja transformado em um estoque mínimo necessário a fim de que o mesmo não fique parado.

Se formos além da ideia de redução de custos poderemos observar que todos ganham nesse processo. Imagine uma empresa que em sua linha de produção tem menos desperdícios de materiais, isso significa menos descarte e energia utilizada

Dificuldades de Implantação no Brasil:

O Just in Time é uma filosofia bastante eficaz nas empresas, mas sua aplicação requer vários fatores de regras e normas. Com tudo observa-se que tal filosofia enfrenta várias barreiras para ser implantada no Brasil. Sendo assim avalia-se que nem todas as empresas dispõem desta ferramenta e muitas que tentam implantá-la não obtêm resultados necessários para o sucesso da filosofia e da empresa.

O Just In Time no Brasil é difícil de ser implantado, mas não impossível devido alguns fatores culturais e sociais. No aspecto cultural se analisarmos pode-se notar que o Brasil é um país jovem diferente dos países milenares como: China, Japão, Inglaterra e países do Oriente Médio.

Estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com