TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé

Por:   •  24/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA

YASMIM OLIVEIRA JUSTUS MONTEIRO

FILOSOFIA: LUIZ FELIPE CERQUEIRA E SILVA PONDÉ

PARÁ DE MINAS

2017

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Yasmim Oliveira Justus Monteiro

FILOSOFIA: LUIZ FELIPE CERQUEIRA E SILVA PONDÉ

Projeto de Pesquisa apresentado a Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, como

requisito parcial da disciplina de filosofia, para obter o segundo grau.

Orientador: Juliano Cardozo

PARÁ DE MINAS/MG

2017

  1. INTRODUÇÃO

Os Filósofos são os “apaixonados” pela sabedoria, aqueles que se dedicaram ao campo mais antigo do conhecimento. O conteúdo apresentado a seguir, fará com que o leitor conheça a trajetória e a carreira filosófica de Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé (1959). Aquele que nos conta, com suas próprias palavras:

“Sou alguém formado na matéria médica: corpo, doença e morte. Produto de uma família de médicos, o materialismo científico fez parte do meu cotidiano enquanto descobria o mundo entre o café da manhã, os brinquedos, a TV e a faculdade de medicina. (...) Sou alguém que logo despertou para as misérias psicológicas da psicanálise e na faculdade de filosofia, busquei refazer minha vida profissional.” PONDÉ, 2016.

  1. BIOGRAFIA

Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé (1959) nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no ano de 1959.  Inicialmente cursou medicina na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Mais tarde também cursou filosofia na Universidade de São Paulo tendo feito doutorado pela mesma instituição com suporte financeiro e mestrado pela Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv.

Atualmente, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Escreve semanalmente no jornal Folha de São Paulo onde ele aborda temas como comportamento, religião, ciências, entre outros.

  1. ESTILO

Fã declarado de Nelson Rodrigues, Pondé muitas vezes se expressa por meio de aforismas sobre o cotidiano. A ideia e a filosofia de Pondé baseiam-se num certo pessimismo, na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto nos meios universitários.

Pondé se define como um “rato de universidades”, e carrega fortes influências do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, do Niilismo e do Existencialismo. É uma das grandes revelações do pensamento conservador nos últimos 10 anos no Brasil.

  1. IDEIAS

Pondé tem sido ávido divulgador do pensamento que nomeia como “liberal-conservative”, que engloba, segundo o filósofo, ideias de autores como David Hume (sua moral), Adam SmithEdmund BurkeAlexis de TocquevilleFriedrich HayekT.S. EliotMichael OakeshottIsaiah BerlinRussell KirkTheodore DalrympleJohn GrayGertrude HimmelfarbThomas SowellPhyllis Schlafly e Roger Scruton. O filósofo coordena uma Biblioteca da editora é Realizações, chamada “Crítica Social”, cujo propósito é o de disponibilizar ao público brasileiro obras introdutórias ao pensamento desses importantes intelectuais do século XX.

Essa definição é uma visão particular do filósofo, uma vez que Roger Scruton rejeita a aproximação entre o conservadorismo e o liberalismo, e muitos autores supracitados nunca se definiram como "liberal conservatives". Pondé traça uma linha de pensamento comum entre esses autores, liberais ou conservadores.

Pondé acredita que os atos morais são motivados pelas experiências e paixões do indivíduo (fobias, traumas, experiências) e não por princípios ou pela razão, aderindo à visão do filósofo David Hume. Além disso, segundo ele, todo ato moral demandaria sacrifício, sofrimento, combate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (949.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com