TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica Aristotélica

Casos: Lógica Aristotélica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que representa a Lógica para Aristólteles?

A lógica para Aristóteles, a qual denominou Organon (instrumento) representa a forma de distinguir o raciocínio correto do incorreto, trata-se de uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico

...“prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico. O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição.

O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão. Já a não-contradição, como o próprio nome diz, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. "A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão"....

2) Quais são os princípios básicos da Lógica?

Além da validade como critério fundamental da Lógica, esta ciência contempla alguns princípios básicos que garantem o rigor e a coerência do pensamento e do discurso →(expressão verbal do pensamento).

1º - Princípio de não Contradição

2º - Princípio da Identidade

3º - Princípio do terceiro excluído

4º - Princípio do causalidade

3) Em que consiste cada um desses princípios? Dê pelo menos 2 exemplos, observados em seu cotidiano, de cada um desses princípios.

“1º - Princípio de não Contradição: determina que proposições contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: (se X é Verdadeiro, ~ X é Falso) e vice-versa.

Ex.: As girafas são herbívoras. As girafa não são herbívoras.

Os leões são selvagens. Os leões não são selvagens.

2º - Princípio da Identidade: determina que todo o ser é igual a si próprio: (X = X); (A = A);

Ex.: Toda girafa tem pescoço longo.

Toda bola é redonda.

3º - Princípio do terceiro excluído: determina que uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, não havendo terceira possibilidade ou meio termo: ( se X é Verdadeiro, não pode ser simultaneamente falso) e vice-versa.

Ex.: Uma animal de pescoço muito grande e herbívoro é uma girafa, ou não é uma girafa, não existe terceira possibilidade ou meio termo: não existe “camelogirafa”

Ana está grávida, ou Ana não está grávida.

4º - Princípio do causalidade: este princípio afirma que tudo o que existe ou acontece tem uma causa (razão ou motivo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com