TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestação

Artigo: Manifestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 2

Desde dançarinas de strip-tease até exu­berantes Ferraris figuram na relação do erento.com, um site alemão especializado em alugar qualquer coisa imaginável. Mas, a partir deste ano, a empresa começou a oferecer "mani­festantes profissionais", homens e mulheres, geralmente estudantes, desocupados e apo­sentados, que por um pagamento especial se transformam em defensores de qualquer causa que se possa imaginar.

"Abrimos o serviço devido à crescente demanda", dizem os responsáveis pelo erento.com, Chris Móller e Uwe Kampschulte. "Em geral, não sabemos o que os manifestantes contra­tados acabam fazendo, mas naturalmente rechaçamos qualquer forma de agressividade ou extremismo de direita", afirmam.

Um manifestante não sai barato. Cada um custa em torno de US$ 150 por dia. Al­guns manifestantes, porém, cobram honorá­rios reduzidos por causas que os interessam. A empresa fica com 4,9% dos honorários de cada pessoa contratada. Criar uma manifesta­ção de caráter massivo pode custar uma fortu­na. Mesmo assim, a erento.com afirma que apenas na primeira semana de janeiro foi consultada por cerca de 50 clientes sobre os serviços des­ses "mercenários da opinião".

No final do ano, soube-se que uma mani­festação em frente ao Parlamento, que reuniu cerca de 200 membros da Associação de Mé­dicos Alemães contra uma nova lei de saúde, havia sido coberta por 150 manifestantes alu­gados e rapidamente disfarçados com o aven­tal branco. Alugar manifestantes também pode trazer benefícios de imagem. Se a causa carece de apoio jovem ou de adultos, de imigrantes ou de estudantes, o cliente pode pesquisar as fotos e os perfis de cada "manifestante" na página da erento.com para escolher o que mais lhe favorece. A empresa também se encarrega de alugar equipamentos como megafones, apitos, caminhões e todo o resto necessário para uma verdadeira manifestação.

A crescente despolitização da população parece fazer com que nem mesmo aqueles afetados diretamente em seus interesses reú­nam forças nem ânimo suficientes para sair às ruas. Os responsáveis pela empresa garantem, no entanto, que é impossível distinguir um manifestante real de um alugado. Com uma carteira recheada, muitas iniciativas poderiam simular um apoio popular inexistente, um pro­blema que já começa a preocupar juristas e políticos na Alemanha.

● Depois de ler essa notícia, você acredi­ta que os fatos narrados refletem uma des­politização da população ou o oportunismo de empresários que procuram diversificar suas fontes de rendimento? Você acha que vale a pena lutar para que os direitos das pessoas sejam mantidos e até ampliados ou considera inútil se manifestar, pois tudo "está dominado"?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com