TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metafísica

Seminário: Metafísica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Seminário  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

1. Qual é considerada a questão metafísica fundamental? Por que somos levados a formulá-la? “O que é?”. Pois a existência pode mudar, porém sua essência sempre permanecerá a mesma.

2. Quais os sentidos do verbo é na pergunta “o que é?”. E por que definem os dois temas principais da metafísica? Significa “existe”, de modo que a perguntasse refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: “O que existe?”; Significa “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”. Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são os temas que investigam os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são

.

3. O que a metafísica investiga? Os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.

4. Quais os principais períodos de história da metafísica? 1. Período que vai de Platão e Aristóteles (IV e III a.C.)até David Hume (XVIII d.C.); 2. Período que vai de Kant (XVIII) até a fenomenologia de Husserl (XX); 3. Metafísica ou ontologia contemporânea, a partir dos anos 20 do século XX.

5. Quais as principais características do primeiro período da metafísica? Investiga aquilo que é ou existe, a realidade em si; é um conhecimento racional apriorístico, isto é, não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou sensorial, mas nos puros conceitos formulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto; é um conhecimento sistemático, isto é, cada conceito depende de outros e se relaciona com outros, formando um sistema coerente de ideias ligadas entre si; exige a distinção entre ser e parecer ou entre realidade e aparência, seja por que, para certos filósofos, a aparência só pode ser compreendida e explicada pelo conhecimento da realidade que subjaz a ela.

6. Que diz Hume? Por que com ele termina o primeiro período da metafísica? Termina quando Hume explica que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma realidade externa, existente em si mesma e independente de nós, mas são meros nomes gerais para as coisas.

7. Que significa dizer que, com Kant, a metafísica é substituída pela critica da razão pura teórica? Pois ele propõe que a metafísica seja o conhecimento de nossa própria capacidade de conhecer, tomando a realidade como aquilo que existe para nós enquanto somos o sujeito do conhecimento.

8. Quais as principais características da metafisica contemporânea? Investiga os diferentes modos como os entes ou seres existem; Investiga a essência ou o sentido e a estrutura desses entes ou seres; Investiga a relação necessária entre a existência e a essência dos entes e o modo como aparecem para nossa consciência; Alguns consideram que a metafísica contemporânea deveria ser chamada de descritiva, pois, em vez de oferecer uma explicação casual da realidade, é uma descrição das estruturas do mundo e do nosso pensamento.

9. Qual era a pergunta filosófica feita até o século XVII? Qual era o significado dessa pergunta? “O que é a realidade que nosso pensamento conhece?” Indagava o que era essa realidade que nossa razão pode conhecer. Tinha como pressuposto a existência da realidade exterior ao pensamento.

10. Que significa dizer que a filosofia nasce como cosmologia? O que era a cosmologia? Pois levaram os primeiros filósofos a buscar uma explicação racional para a origem de um mundo ordenado, o cosmo. A busca do princípio que causa e ordena tudo quanto existe na natureza. O começo do universo.

11. Qual a origem do emprego da palavra metafísica? Com que sentido foi empregada? Foi usada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por volta de 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles; Tà “aqueles” ; meta “após, depois”; tà physica “aqueles da física”. Assim, a expressão tà meta tà physica significa literalmente “aqueles [escritos] que estão [catalogados] após os [escritos] da física”. Desse modo, o que Aristóteles chamou de Filosofia Primeira passou a ser designado como Metafísica.,

12. Que significa a palavra ontologia? Significa “estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas”.

13. Relacione a definição que Aristóteles dá da Filosofia Primeira com o uso que posteriormente foi feito da palavra ontologia. Pois ambas estudavam “o Ser enquanto Ser”. Portanto, a Filosofia Primeira deveria ser designada como ontologia e não como metafísica.

14. Explique o que significa afirmar que a metafísica ou ontologia estuda “o Ser enquanto Ser”. Por que elas estudam o conhecimento da essência das coisas ou do Ser real e verdadeiro das coisas, daquilo que elas são em si mesmas, apesar das aparências que possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com