TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Resenha: Metodologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Os conhecimentos são de suma importância para nossa sociedade, entretanto devemos entender que houve uma grande evolução onde o ser humano teve no decorrer dos anos um crescimento filosófico, crítico e participativo, pois antigamente o homem era muito leigo e não obtinha conhecimento algum, dessa forma era influenciável e se enganava fácil com os acontecimentos daquela época.

Através dos conhecimentos adquiridos , podemos então compreender que os conhecimentos levam o ser humano a refletir e a ter uma visão mais critica e participativa nas decisões da sociedade, conhecendo um pouco mais sobre a fundamental política da vida.

Eles estão sendo alterados de forma cada vez mais rápida e intensa, exigindo dos pesquisadores mudanças de pontos de vista que pareciam imutáveis sob determinada ciência. Ainda que os pesquisador aceite uma teoria como base para seu estudo, no decorrer de sua pesquisa novos fatos contestadores poderão surgir. A revisão e a mudança se fazem necessárias, novos conhecimentos serão introduzidos e a ciência será moldada ou modificada. ''A ciência nem sempre tiveram os mesmos resultados.'' (EVALDO, 1986, p. 7).

Porém, é uma adequação o sujeito com o objetivo; o sujeito tem seus meios de conhecimentos e o objetivo se revela a ele conforme tais meios. Os sentidos nos apontam a maneira de ser das coisas ou objetos, e o que conhecemos das coisas ou objetos vai depender ds nossos sentindos.

Como o conhecimento descreve e explica nos a realidade, ele faz parte do nosso mundo. Não temos conhecimentos que vá além da experiêcia, mas podemos em hipóese alguma considerar que a experiência sej complexa. Mesmo em seu grai elevado, nada mais nos proporciona que um segmento do mundo existente.

Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

Para se produzir conhecimento, nos devemos objetivar a produção de hipóteses, modelos, e teorias, o que pode ser alcançado através da coletas de dados e informações sobre um determinado assunto. Dessa forma passa a avançar o que se deseja aprofundar, sem deixar passar despercebido.

Deve-se procurar familiarizar-se com o mundo natural, reconhecendo suas diversidades, perceber a relação entre a ciência e a tecnologia, levando em conta que essas são empreendimentos humanos, e como tais, sujeitos os erros e limitações, adquirindo com base nelas, a capacidade de pensar de acordo com as exigências do rigor científico. Esgotar todas as duvidas de um tópico, antes de iniciar outro, o que nos manterá em nossa linha de raciocínio.

A investigação científica se inicia quando se descobre que, os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem. (Lakatos, 1991).

Nesse sentido, iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.

A forma de buscar a realidades vem do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com