TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Cientificos

Trabalho Escolar: Metodos Cientificos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

Metodos cientificos

É um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que planeja uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados. Seja qual for o m´todo, o tipo, é uma escolha de procedimentos, ao decorrer de uma pesquisa pode aparecer várias formas de métodos.

O trabalho científico tem que ser baseado em procedimntos metodológicos, tal qual conduz a um modo pelo qual se realiza uma operação denominadas conhecer,agir e fazer, tais quais devem ser desnvolvidas pelos seres humanos para um melhor desempenho nos estudos.

O método tm uma estrutura técnica uma operação mental, um fala sobre indução o outro dedução, é uma maneira de se proceder ao longo de um caminho.

É um traço característico da ciência aplicada, sem o método seria praticamente impossível falar de ciência, porque não poderiamos colocar em evidências e sm colocar em evidência consequentemente não postular, verificar e ajudar.

Podemos considerar dois tipos de aspectos de métodos científicos em geral e específico.

Métodos Racionais

São aqueles que fazem parte da estrutura do racíocinio, raciocínio nada mais é que um procedimento coerente que coleta elementos relativos de faculdade espiritual própria do homem. Esses elementos se processam pelo método indutivo e pelo método dedutivo como vimos anteriormente no metodo cientifico.

O método indutivo é um procedimento do raciocinio que, a partir de uma análise de dados particulares, encaminha-se para noções gerais.

O método dedutivo é um conhecimento que se obtém de forma inevitável e sem contraposição, vale ressaltar qu os métodos indutivo e dedutivo não são proposições que se opõem, eles apenas compõem uma única cadeia de raciocinio.

Em pesquisas cientificas, as compreensões, além de importantes, são acima de tudo, indispensáveis para se comprovar as pressuposições teóricas e se chegar a uma conclusão. Podemos compreende-las em dois tipos de aspectos tais como aspecto lógico- formal e aspcto cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com