TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz, Trevas E O Metodo Cientifico

Casos: Luz, Trevas E O Metodo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Qualquer experimento de química exige freqüentemente medições de massa e volume. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem usadas numa análise qualitativa que não requer muita exatidão nas medidas de massa ou volume ou numa análise quantitativa requer elevada exatidão nas medidas de massa e de volume.

Sendo que todas as medições podem ser afetadas por vários erros: uns originados por limitações na sensibilidade dos aparelhos, e outros ocasionados por imperfeições ou falta de perícia na utilização das técnicas adequadas à medição. Os erros podem ser sistemáticos, ou seja, são erros que afetam a medida sempre da mesma forma, ou por excesso ou por defeito. Estes erros podem provir de erros de observação do experimentador, como erros de paralaxe na leitura de uma escala, ou das condições ambientais, correspondendo a um fator externo à medição e que afeta esta. Podem até provir de deficiente calibração dos aparelhos usados. Conhecendo-se as suas causas podem ser eliminados, procedendo-se a correções. E há os erros acidentais ou aleatórios que não afetam a medida sempre da mesma maneira, podendo ser ao acaso por excesso ou por defeito. Podem ser resultado da imperícia do observador ou de condições externas que influenciam aleatoriamente a medição. Podem também resultar da utilização de instrumentos pouco adequados à medição.

Para diminuir o efeito de eventuais erros aleatórios, é ideal efetuar mais do que uma medição da grandeza que se pretende medir, determinando-se em seguida o valor médio dos valores mais concordantes. Este é considerado como o valor mais provável da grandeza medida.

Contudo, a utilização dos aparelhos de medida origina sempre uma certa incerteza na medição, incerteza essa que depende das próprias limitações do aparelho. Essa incerteza traduz já um erro provável, que deverá ser tido em conta na escolha do instrumento adequado à medição.

A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e as correntes de ar. É importante ressaltar que a precisão de algumas balanças se deve a maior quantidade de números significativos, isso faz com o resultado seja cada vez mais próximo do real, ou seja, mais exato.

Todas as medidas de uma propriedade física ou química estão afetadas por uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas).

No desenvolvimento de atividades no laboratório é de extrema importância saber aferir corretamente uma medida representada nos instrumentos. Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de massa (ou pesagem), volume e temperatura, para que haja uma familiarização dos instrumentos, bem como suas funções , sua classificação e utilização.

Para medir volumes de líquidos usam-se diversos instrumentos. Para medições rigorosas usam-se pipetas, buretas ou balões volumétricos. Para medições menos rigorosas utilizam-se as provetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com