TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michel Foucault

Casos: Michel Foucault. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Michel Foucault nasceu no dia 15 de outubro de 1926 em Poitiers na França, veio de uma família tradicional de médicos cirurgiões onde sua mãe Anne Malapart, foi a primeira a apoiar Michel a não seguir a carreira na área da medicina. Foi educado no Lyée Henri-IV e em seguida na Escola Normal Superior de Paris onde por influencia de seus tutores, acabou desenvolvendo seu interesse por filosofia.

Com seu temperamento fechado o fez de uma pessoa solitária, agressiva e irônica, após uma tentativa de suicídio em 1948, Foucault iniciou um tratamento psiquiátrico, tendo contato com a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise, ele leu Platão, Hegel, Marx, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Freud, Bachelard, Lacan e outros, mas se aprofundando mais em Kant. Depois de dois anos, se licenciou em Filosofia na Sorbone e no ano seguinte se formou em psicologia, em 1952 cursou o Instituto de Psychologie e obteve o diploma de Psicologia Patológica, lecionando psicologia e filosofia em diversas universidades, como na Alemanha, Suécia, Tunísica, nos Estados Unidos e entre outras.

Após vários anos como diplomata cultural no exterior, ele voltou para França e publicou seu primeiro grande livro, A História da Loucura, ele produziu também duas publicações significativas entre 1960 e 1966 após trabalhar na Universidade de Clermont-Ferrand, O Nascimento da Clínica e As Palavras e as Coisas. Setornou um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como são usados de uma forma de controle-social, seu pensamento foi muito influente para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.

Antes de retornar para a França, entre 1966 a 1968, Michel lecionou numa Universidade na Tunísia, onde acabou se tornando chefe do departamento de filosofia de uma nova universidade experimental, a Paris VIII. Ele também se tornou ativo em grupos de igualdade social, envolvidos em campanhas anti-raciais, contra violações aos direitos humanos pela luta por uma reforma penal.

Em 1970, ele foi admitido no Collège de France, onde permaneceu até sua morte. Foucault morreu no dia 25 de junho1984 com 57 anos em Paris, por conta de problemas neurológicos agravados pela doença HIV/AIDS, ele foi à primeira figura pública francesa que morreu por causa desta doença, e seu parceiro Daniel Defert, criou a fundação da caridade AIDES em sua memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com