TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito x Filosofia

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

MITO X FILOSOFIA

Apesar das diferenças o pensamento filosófico ainda apresentava muitos vínculos com o mito.

O mito é uma narrativa cujo o conteúdo não se questiona, a filosofia problematiza (e por tanto convida à discussão).

No mito não se questiona valores de inteligência, na filosofia, a todo tempo se procura questões intelectuais.

A filosofia não trabalha com a questão e intervenção divina para explicar nenhum tipo de acontecimentos. A filosofia sempre busca coerencia, a definição, portanto, está constantemente questionando os fundamentos da cultura.

"Tanto o mito quanto a filosofia são formas que o homem utiliza para explicar o mundo, visam responder os questionamentos sobre o sentido da vida, surgimento do universo e do homem. Justificando normas que garantem a vida em comunidade."

O mito é uma história revelada com autoridade supostamente indiscutível, como um fato passado, uma tradição que jamais deve ser questionada. Geralmente são histórias/fatos onde existem personagem não humanos, onde são consagradas imagens de Heróis e/ou Deuses.

"Uma vez dito ou revelado o mito torna-se uma verdade absoluta, "É assim, porque foi dito que é assim"

O mito adquire mais identidade e autoridade com o passar do tempo, isto é, quanto mais antigo for, mais verídico é. A linguagem do mito, sempre defende/esconde interesses de classes e de poder.

Os primeiros filosofos gregos tentavam desmitificar os fenômenos da natureza.

"A verdadeira ruptura com a concepção mítica do mundo ocorre através da “filosofia da natureza”, que não mais recorria aos mitos tradicionais. Os primeiros filósofos gregos, como Tales de Mileto, observavam e se questionavam sobre as constantes transformações da natureza. Sabemos apenas que ele surgiu da concepção, segundo a qual, teria de haver um elemento primordial responsável por todas as transformações da natureza, a água."

"O mito pode muitas vezes explicar a complexidade e variedade da sociedade grega antiga. Tendo em vista o seu caráter simbólico, o mito pode ser considerado também um “gerador de artes”, servindo de inspiração para as mais diversas obras de arte, não somente por obras escritas, como de Homero e Hesíodo, mas pelas manifestações artísticas. Os personagens divinos, por exemplo, foram representados em estátuas que assumem a forma humana, até então nunca vistos."

* A filosofia explica o surgimento do mundo como provenientes dos elementos da natureza céu, mar e terra. Os seres terrestres, celestiais e marinhos, se deram com a combinação e separação dos quatro elementos;

* O mito explica o surgimento domundo como proveniente das divindades, Urano, Ponto e Gaia a criação. Os deuses e os outros seres foram formados por relações (genealógicas, de rivalidade, aliança, castigo ou recompensa);

* A filosofia tem como propriedade o perguntar, questionar;

* O mito tem como propriedade, sua autoridade dogmática;

* O mito não contesta suas contradições;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com