TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna Gestao De Pessoas

Ensaios: Moderna Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

1.1. Comparativo entre a Moderna gestão de pessoas x Filme tempos modernos

O filme Tempos Modernos ocorre na década de 1929, época da revolução Industrial.

Os trabalhadores eram vistos como objetos, o único interesse das empresas era o lucro, a carga horária de trabalho era absurda praticamente o dobro dos dias atuais, trabalhavam sem descanso, não tinham direitos garantidos por lei e, além disso, o horário de almoço era visto como prejuízos por se tratar de horas improdutivas.

No filme percebe-se que praticamente não havia uma relação com a gestão de pessoas, pois organizações se atentavam somente a produção, independente se o funcionário podia produzir tal capacidade ou não, o importante eram os resultados.

Com a moderna gestão de pessoas a empresa consegue alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade, empregados bem treinados e motivados, aumento da realização pessoal e profissional, mantendo uma qualidade de vida ao funcionário. Ambas as partes tem interesse mutuo e todos os parceiros da organização ajudam com algo na possibilidade de obter retorno pela sua colaboração. Ao contrário do filme Tempos Modernos, que não há preocupação das organizações e seus funcionários.

Nos dias de hoje as empresas se preocupam em escolhê-los, incentivando a melhorar sua produção com prêmios e remunerações, oferecendo treinamentos e se preocupam com a higiene, segurança e qualidade de vida de seus funcionários.

De acordo com o filme, não havia preocupação em selecionar as pessoas, apenas uma indicação bastava, os funcionário não tinham um local adequado para realizar suas refeições e eram sempre monitorados rigorosamente, mesmo porque a fábrica só queria saber dos resultados. Porém, naquela época o importante era estar empregado devido à crise e o governo não prestava ajuda. Ao contrário dos dias de hoje que as pessoas desempregados possuem o apoio do governo, dando seus auxílios alimentação e moradia enquanto estão à procura de emprego.

Nos dias atuais, as empresas procuram por profissionais talentosos, capazes de realizar funções diferentes, criativos, dinâmicos. Já no filme, o funcionário era visto como uma máquina realizava sempre a mesma função, e isso causava problemas de saúde ao funcionário, como: Síndrome de LER (lesão por esforço repetitivo), fadiga e até mesmo a loucura, como foi retratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com