TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nenhum

Dissertações: Nenhum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  4.798 Visualizações

Página 1 de 2

7- Em que medida as teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder?

R: As teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder na medida em queretira da figura do Estado o direito divino. O poder do Estado passa a ser discutido racionalmente e legitimado pela sociedade, através de escolha própria, não mais originada na divindade, através deexplicações religiosas.

8- Leia a citação de Locke e atenda as questões.

"Poderão afirmar que, sendo a idolatria um pecado, não pode ser tolerada. Se disserem que a idolatria é um pecado e, portanto,deve ser escrupulosamente evitada, esta inferência é correta; mas não será correta se disserem que é um pecado e, portanto, deve ser punida pelo magistrado. Não cabe nas funções do magistrado punircom leis e reprimir com a espada tudo o que acredita ser um pecado contra Deus.”

A- Que característica do liberalismo se encontra nessa citação de Locker?

R: Nesse excerto Locke aborda a nãonecessidade de intervenção Estatal a bens incorpóreos do indivíduo. Exortando que cabe a cada um, com liberdade, tratar desses assuntos da alma. Excluindo desse caso a necessidade do Estado em regular taisassuntos.

B- De exemplos de fatos que ainda ocorrem na politica do mundo contemporâneo e que contrariam esse principio.

R: No estado natural cada um e juiz em sua causa própria ; portanto , osricos das paixões e da parcialidade são muito grandes e podem desestabilizar as relações entre os indivíduos. por isso, visando a segurança e a tranquilidade necessárias ao gozo da propriedade, todosconsentem em instituir o corpo politico.

11- Leia o texto a seguir.

"Dado que todo súdito é por instituição autor de todos os atos e decisões do soberano instituído, segue-se que nada do que estefaça pode ser considerado injúria para com qualquer de seus súditos, e que nenhum deles pode acusá-lo de injustiça".

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contratualismo de Hobbes, é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com