TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nenhum No Momento

Monografias: Nenhum No Momento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. Distinção entre Produção por Ordem e Produção por Processo 4

2.1. Produção por Ordem ou também conhecida como Produção Intermitente 4

2.2. Produção por Processo ou também conhecida como Produção Contínua 4

3. Diferenças no tratamento contábil 5

3.1. Na Produção por Ordem 5

3.2. Na Produção Contínua 5

4. Contabilização na Produção por Ordem - Danificações 5

4.1. Danificações de Materiais 5

4.2. Danificações de Ordens Inteiras 5

4.3. Encomendas de longo prazo de execução 6

5. Alta Inflação 7

6. Custeio por processo 7

6.1. Equivalente de Produção 7

6.2. PEPS e Custo Médio na Produção Contínua 8

6.3. Contabilização e problemas das quantidades físicas 8

6.4. Equivalente de Produção: Caso mais Complexo 9

7. CONSIDERAÇÕES 11

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

As organizações na busca de se tornarem mais competitivas e acompanharem as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos, recorrem a estratégias no mercado atual que as auxiliem na formação dos preços de venda de seus produtos, com a apuração minuciosa dos custos.

Para abranger os objetivos previamente definidos e se obter lucro, os métodos de custeio são contemplados como fontes gerenciais de grande importância para a tomada de decisões.

O trabalho tem por objetivo, analisar os métodos de Custeio por Ordem de Produção e Custeio por Processo de Produção, visando o entendimento destas ferramentas para a sua correta utilização nas organizações.

2. Distinção entre Produção por Ordem e Produção por Processo

2.1. Produção por Ordem ou também conhecida como Produção Intermitente

Consiste na produção de vários produtos de forma não contínua. É aquela que se produz para atender encomendas de clientes ou a vendas posteriores, pode ser repetitiva ou não repetitiva. No caso da não repetitiva, considera-se quando as ordens são muito diferentes umas das outras, como no caso de encomendas e projetos específicos.

Exemplos comuns: Indústrias pesadas, fabricantes de equipamentos especiais, algumas indústrias de móveis, empresas de construção civil etc.

Exemplos de serviços: escritórios de planejamento, de auditoria, de consultoria, de engenharia etc.

2.2. Produção por Processo ou também conhecida como Produção Contínua

Ocorre na elaboração dos mesmos produtos ou na prestação do mesmo serviço de forma continuada por um longo período. É aquela que se produzem produtos iguais de forma contínua (um ou vários), fundamentalmente para estoque. Este tipo de produção pode ser pura ou discreta, sendo a discreta quando sujeita a modificações em termos de volume, tempo de processamento etc.

Exemplos comuns: Indústrias de cimento, química e petroquímica, de petróleo, de álcool, de açúcar, automobilísticas, produtos alimentícios etc.

Exemplos de serviços: Companhias de saneamento básico, telefonia, energia elétrica etc.

Observação:

Ocorre-se comumente de uma empresa trabalhar com as duas formas, como exemplo em uma indústria de plásticos onde pode-se produzir as folhas desse material em série (produção contínua), mas, ao transformá-las em embalagens, fazê-las por produção por ordem, fabricando cada modelo de uma vez.

3. Diferenças no tratamento contábil

3.1. Na Produção por Ordem

Os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Se terminar o período contábil e o produto estiver ainda em processamento, não dá encerramento, permanecendo os custos até então incorridos na forma de bens em elaboração no ativo.

3.2. Na Produção Contínua

Os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, sendo que estas contas são encerradas sempre no fim de cada período (semana, mês, ano, conforme o período mínimo contábil de custos da empresa).

Em ambas, os Custos Indiretos são acumulados no diversos Departamentos para depois serem alocados aos produtos.

4. Contabilização na Produção por Ordem – Danificações

4.1. Danificações de Materiais

Quando ocorrem danificações de determinadas ordens, seja de matérias-primas ou outros materiais diretos ou indiretos, podem ser utilizados dois procedimentos: apropriação à ordem que está sendo elaborada ou concentração dentro dos Custos Indiretos para rateio à produção toda do período. Caso ocorram danificações nas matérias-primas, por exemplo, dentro do almoxarifado, antes de sua utilização na produção, faz-se necessária a atribuição a todos os produtos do período.

4.2. Danificações de Ordens Inteiras

É comum ocorrer à danificação de uma ordem inteira ou pelo menos em estado adiantado de produção. Do ponto de vista contábil, o procedimento mais correto é a baixa direta para perdas do período, já do ponto de vista administrativo, interessa, um relatório onde seja deduzido esse montante perdido do resultado obtido na ordem.

4.3. Encomendas de longo prazo de execução

A regra geral é a de acumulação dos custos para sua transferência ao resultado apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com