TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuromoduladores E Neurotransmissores Noção Geral

Dissertações: Neuromoduladores E Neurotransmissores Noção Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  1.470 Visualizações

Página 1 de 9

NEUROMODULADORES E NEUROTRANSMISSORES, NOÇÃO GERAL:

A atuação de neurotransmissores e neuromoduladores reflete a grosso modo o estado emocional (sensações, pensamentos), comportamental e de aprendizado e memória do indivíduo.

Os neurotransmissores são moléculas pequenas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, eles são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica e captados por terminais pós-sinápticos (por meio de receptores localizados na membrana pós-sináptica) quando da passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.

Existem vários tipos de neurotranmissores:

Há uma série de neurotransmissores, que podem ser classificados de muitas maneiras diferentes. Mas, mais comumente, são classificados em três categorias - aminoácidos, monoaminas e peptídeos. Neurotransmissores como glutamato, aspartato, glicina, ácido serina e gama-aminobutírico (GABA) que se enquadram na categoria de aminoácidos. Por outro lado, neurotransmissor, dopamina, serotonina, melatonina, epinefrina e norepinefrina são os neurotransmissores monoamina. Calcitonina, glucagon, vasopressina, oxitocina e beta-endorfina são alguns dos peptídeos neuroactive. Além destes, o óxido de acetilcolina, a adenosina e nítrico são alguns outros neurotransmissores notável. De todos estes neurotransmissores, vamos discutir sobre os neurotransmissores mais conhecidos e importantes e suas funções.

Neurotransmissores e Suas Funções:

Acetilcolina, dopamina, GABA, serotonina, noradrenalina, adrenalina e endorfinas são os neurotransmissores mais importante ou crucial encontrado no corpo humano.

Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmissores.

Acetilcolina (ACh):

Neuromediador envolvido em muitos comportamentos, bem com atenção, aprendizado e memória:

• Movimento - os movimentos de nossos músculos são promovidos pela liberação da acetilcolina dos neurônios colinérgicos para as fibras musculares.

• Sono REM - durante a fase de sono profundo (sono REM), a acetilcolina é liberada da ponte.

• Aprendizado e memória, em animais de laboratório, ao bloquear a liberação da acetilcolina, cria-se um déficit na aprendizagem e memória. Em alguns casos a colina (somente) é sugerida facilitar o processo de aprendizado e memória.

• Doença de Alzheimer- está associada, em 90% dos casos, com perda de neurônios colinérgicos no prosencéfalo basal e hipocampo.

Serotonina (5HT):

Neurotransmissor que possui interferências no humor, na ansiedade e na agressão.

• Desordens de humor - a diminuição da liberação de serotonina no sistema nervoso central está associada a desordens de humor e depressão. Costuma-se tratar esses pacientes com medicamento que bloqueiam a receptação da serotonina para o terminal pré-sináptico (ex. fluoxetina, o Prozac).

• Desordem obsessiva compulsiva - associada a redução nos níveis de serotonina no sistema nervoso central, é geralmente tratada por meio da inibição da receptação da serotonina.

• Apetite. é reduzido por drogas que elevam a serotonina no encéfalo (geralmente amina).

• Comportamento agressivo e suicídio - têm sido associados a reduzidos níveis de serotonina no encéfalo.

• Latência de sono. a latência de sono (tempo que a pessoa levar para dormir) é diminuída com .triptofano, um aminoácido necessário para a síntese de serotonina. Esse dado sugere que a serotonina pode ter um papel importante na indução do sono.

Obs.: O leite é rico em triptofano, o que sugere que um copo de leite antes de dormir pode facilitar o sono.

• Percepção - as sinapses serotoninérgicas estão presentes no córtex cerebral e estão envolvidas nos processos de percepção.

Dopamina (DA):

Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas áreas encefálicas. Quando os níveis de dopamina estão extremamente baixos os pacientes são incapazes de se mover voluntariamente.

• Doença de Parkinson - acontece devido degeneração de neurônios dopaminérgicos oriundos da substância negra, que enviam as suas projeções para o estriado, o qual está envolvido no controle motor do movimento. A Doença de Parkinson é tratada com L-DOPA, o percussor da dopamina no encéfalo.

• Esquizofrenia - é uma patologia causada pelo excesso de dopamina liberada para o terminal pós-sináptico. Há a hipótese que existe uma excessiva estimulação dopaminérgica no lobo frontal (causado talvez pela ativação de gens) É tratada por drogas que bloqueiam a ligação da dopamina no receptor pós-sináptico.

Noradrenalina (NA):

Esse neurotransmissor está relacionado a excitação físico e mental, bem como é conhecido por promover o bom humor. É produzido no locus coeruleos e atua como mediador dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, conversão de glicogênio em energia e outros.

• Atenção e alerta - a liberação da noradrenalina facilita a atenção e o alerta durante o dia. Durante o sono REM os níveis de noradrenalina estão reduzidos;

• Estresse - Nos estresse .crônico., verifica-se redução na liberação da noradrenalina. Porém, no estresse agudo a noradrenalina é liberada da glândula adrenal e atua na amplificação do sistema nervoso simpático.

• Humor - a depressão por redução na captação de noradrenalina pode ser tratada com algumas drogas que evitam a sua receptação

• Aprendizado e memória - a noradrenalina é importante nos processos de aprendizado e memória.

Ácido Gama Amino Butírico (GABA):

É o principal neurotransmissor inibitório do encéfalo. O processo inibitório ocorre quando o GABA se liga ao receptor, permitindo dessa forma a entrada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com