TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nietzsche - Geral

Pesquisas Acadêmicas: Nietzsche - Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

Cronologia de Friedrich Wilhelm Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 na cidade de Rocken na Alemanha. Em 1849 faleceu o pai e o irmão e a família mudou-se para Naumburg. Em 1858 foi estudar em Pforta se destacando com um excelente aluno de grego, latim, alemão e de estudos bíblicos. Entre 1864 e 1865 iniciou seus estudos na Universidade de Born onde estudou filosofia clássica e teologia evangélica.

No ano de 1867, em virtude de um acidente livrou-se do serviço militar, onde passa a dedicar-se totalmente aos estudos. Em 1869 é nomeado professor de filosofia na Basiléia permanecendo por cerca de dez anos. Em 1870 a Alemanha entrou em guerra contra a França e Nietzsche foi convocado para servir no exército como enfermeiro, porém por problemas de saúde foi dispensado.

Em 1879 pede dispensa do seu cargo de professor por problemas de saúde, e então passa a levar uma vida itinerante entre a França, Suíça e Itália escrevendo muito e fazendo duras críticas a igreja e aos valores cristãos. Em 1889 sofre um grave colapso em Turim vivendo seus últimos dias de vida com sua mãe e irmã, vindo a falecer em 25 de agosto de 1900.

A MORAL DE NIETZSCHE:

Nietzsche não lida com conceitos e sim imagens. Nos últimos dias de vida Nietzsche concluiu sua obra: ecce homo (eis o homem), Nietzsche escolhe esse titulo com alguém que apresenta a solução para o perigo do cristianismo, ou seja, aquele que foi alem da metafísica. Para Nietzsche arte é superior à ciência no sentido de interpretação do humano. A ciência estaria ligada a ilusão, pois a pretensão de resolver os problemas da humanidade é uma ilusão, como era o sistema metafísico cristão platônico, baseado em uma vida alem no futuro, para Nietzsche isso não existe é negação da vida. Nietzsche sempre rejeitava verdades absolutas, era contra a construção de fundamentos, o cristianismo é uma espécie de platonismo do povo. Questionava os valores, não existe um criador ou um Deus. Para Nietzsche os fracos (escravos, serviçais), acreditavam que poderiam deixar de ser maus e ser tornarem bons, chamava isso de “a moral dos ressentidos”, pois o fraco não vai enfrentar o forte, justificava isso com a moral do crucificado, ou seja, a fraqueza que virou poder. A moral cristã se ofende em afirmar a positividade da vida, de afirmar coragem, sucesso, então à pessoa precisa bancar o humilde, o fraquinho, o bonzinho, isso é negar a vida como ela é, esse suposto bonzinho é um enganador mascarado para poder manipular seu publico. Jesus, Maria, Paulo e Pedro esses são os quatro vitoriosos que Nietzsche cita serem os que afirmam a moral dos fracos. Para Nietzsche a teologia é uma ficção, não existe um premio divino, o melhor da vida é a própria vida, quem tem essa visão é um super-homem ou alem do homem. Nietzsche não decreta a morte de Deus, foi à modernidade quem o fez. Comparava o efeito das drogas e do álcool ao cristianismo. Nietzsche é questionamento absoluto de tudo, a sociedade é mergulhada no niilismo, ou seja, em um vazio.

O ESTILO DE NIETZSCHE

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844. Teve uma rápida carreira de filólogo, foi professor de filologia clássica em Basiléia. Depois deixou a cátedra e dedicou-se a escrever; ele tem uma obra filosófica e literária muito importante. Em 1889 perde a razão e vive em estado de loucura -de grave loucura- onze anos: morreu em 1900.

maioria dos treze livros publicados durante a vida de Nietzsche se compõe de breves seções numeradas. São os chamados “aforismos”, que ele adotou dos moralistas franceses do século XVIII e a que deu maior extensão e amplitude temática.

Trata-se de milhares de reflexões sobre os mais diversos temas de filosofia, moral, religião, literatura, sociedade, sexualidade, política, e também sobre inúmeras personalidades históricas e artísticas.

Como vêem, é uma vida anormal em muitos sentidos, é uma figura particularmente atraente, que teve um êxito muito grande, um êxito especialmente literário: era um grande escritor. Ele tinha um sentido profundamente arraigado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com