TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE EDUCAÇÃO filosófica

Resenha: NÍVEL DE EDUCAÇÃO filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.

O trabalho escolar não pode ser apenas do professor, precisa-se ter um transmissor e um receptor, assim entendemos que somente haverá escola e educação se houver professor/ aluno. Os educadores começam ensinando um dos papéis mais importante da vida de um ser humano, a educação escolar, seja a básica ou até o ensino profissional.

É necessário que o professor esteja sempre acompanhando o desenvolvimento de seus alunos, permitindo ouvir suas opiniões, interagir, em um papel participativo, só assim atenderá as dificuldades encontradas no caminhar de todo seu ensino, não somente a dos alunos, mas o que ele mesmo precisa melhorar ou aprimorar quanto ao seu método de ensino.

Lembrando que a escola não caminha sozinha, torna-se indispensável seu trabalho em conjunto com a sociedade, incluindo diretores, coordenadores e principalmente com os familiares de seus alunos, possibilitando interatividade abertamente no ensino, opinar e demonstrar o que precisa ser melhorado.

Trabalhando em conjunto o professor deve possuir um perfil pró-ativo, reflexivo, questionador, compreendendo aspectos sociais, políticos, econômicos institucionais que interferem no ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldade na assimilação da realidade acadêmica. Não havendo essa reflexão, o ensino do professor acaba sendo fechado, alienado sem outros pontos alternativos de um ensino mais prazeroso e de acordo com a sociedade.

A escola não pode não ser compreendida como isolada da realidade, é preciso através do envolvimento de todos, descobrir as possibilidades de transformação no ambiente, dando mais qualidade, assim podendo desenvolver um ensino não limitado, desdobrado para a realidade e necessidade que surgem com o passar do tempo.

“Você só alcançará a realização amando o que faz. Não faça da busca por dinheiro o seu objetivo. Ao invés, persiga o que ama fazer e então faça-ás tão bem que as pessoas não tirem mais os olhos de você.” (Maya Angelou)

Com esse o pensamento de Angelou, poetiza, escritora, ativista de direitos civis, e historiadora, a primeira mulher negra a ser roteirista e diretora em Hollywood, compreende-se que tudo que se faz com amor se tem um retorno, educar é amar acima de tudo o que se faz em beneficio ao próximo, e fazer o melhor, para obter sempre resultados bons para ambas as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com