TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE EDUCAÇÃO filosófica

Tese: NÍVEL DE EDUCAÇÃO filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Resumo da 1ª aula

Prof. Izidro

I. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

(Diferentes Olhares)

Podemos olhar o mundo e a nós mesmos de diversas perspectivas: do mito, da religião, do senso comum, da ciência, da arte e da filosofia. Essas abordagens compreensivas da realidade não se excluem necessariamente, mas coexistem no nosso cotidiano: um cientista, com elaborado conhecimento numa área específica (por exemplo, a física), não deixa de usar o senso comum na vida cotidiana quando, empiricamente, educa seu filho ou ainda, ao recorrer à filosofia para analisar os fundamentos de sua ciência; uma pessoa religiosa aproxima-se de Deus pela fé, mas também busca na filosofia a justificação racional da existência de Deus; o mesmo acontece com o artista, cuja percepção sensível do mundo coexiste com as demais maneiras de conhecer.

No entanto, conforme a época ou lugar pode haver variação da ênfase que se dá a alguma dessas abordagens. É o que veremos a seguir:

• O Mito - Mito é uma narrativa tradicional, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social é denominado mitologia.

• Ciência - Esse conhecimento é caracterizado pela delimitação de um objeto a ser estudado e a utilização de linguagem e métodos rigorosos que permitam a descoberta das regularidades existentes nos fatos.

• Senso comum - No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade.

• Arte – Por meio de objetos concretos, o artista intui a realidade de modo original, provocando também naquele que frui a obra de arte (igualmente por meio de seus sentidos) uma nova interpretação da experiência vivida.

II. ORIGEM DA FILOSOFIA

A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surgiu por volta dos séculos VII e VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.

A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.

Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços em tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.

A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.

a) Campos da investigação filosófica

1. Lógica (do grego logos, “razão”, “teoria” mais primitivamente, “palavra”). Investiga as condições da validade dos argumentos e dá as regras do pensamento correto.

2. Metafísica (do grego meta, “alem de”). Também conhecida como ontologia estuda o “ser enquanto ser”

3. Teoria do conhecimento – Estuda as relações entre sujeito e objeto no ato de conhecer.

4. Epistemologia (do grego episteme, “ciência” – Estuda o conhecimento do ponto de vista crítico.

5. Antropologia (do grego anthropos, “homem”) – reflete sobre o ser humano.

6. Axiologia (do grego axios “digno de” “o que vale”). Os juízos de valor podem ser de vários tipos: éticos, estéticos, políticos, religiosos, etc.

7. Filosofia política (do termo grego politiké, derivado de polis “cidade”). Reflexão sobre as relações de poder entre cidadãos, a sociedade e o Estado

8. Ética (do grego ethos, “costume”). Também chamada filosofia moral, reflete sobre as noções, os princípios e os fins que fundamentam a vida moral; o que são o bem e o mal, a liberdade etc.

9. Filosofia da linguagem - Reflexão sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade.

10. Filosofia da educação – Reflexão sobre a educação e a pedagogia.

III. O PROCESSO DO FILOSOFAR

O filósofo alemão Emmanuel Kant (1724-1804) costumava dizer a seus alunos: “não lhes pretendo ensinar tal ou qual sistema filosófico, mas ensinar-lhes a aprender a filosofar por si próprio, a formar uma opinião própria a refletir”.

A essência da Filosofia é a procura do saber e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com