TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nós somos feitos de tempo

Tese: Nós somos feitos de tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Janaina de Assis de Sousa - 434213

Cleunir Paula Paulino- 413526

Ana kécia Pereira de Souza- 411595

Consolação Rocha Mariano Arcanjo- 411405

Rosiania Linhares Arruda de Sousa-412867

Elementos Filosóficos que permeiam a Educação Brasileira

SOBRAL-CE

28/04/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SOBRAL - CE

3º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: História da Educação e Pedagogia sob a orientação da Profª Tutor à Distância: Mª Mariciane Moraes Nunes e, Tutor Presencial: Emanuel Álisson Damasceno, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Pólo – Sobral

SOBRAL-CE

28/04/2014

Etapa 01 – Somos feitos de tempo

Somos gerações que assimila a herança, cultura dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Mas sempre pensando no passado e olhando para o presente e o futuro, observado onde podemos melhora para poder adquirir um bom desempenho ao nosso bem esta, educativo, social e profissional.

Nossos atos sempre estão nos mostrando que o passado vai acompanhar na carreira de nossa vida; pois somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo. É assim que dizemos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.

A preservação da memória, porem, não foi idêntica ao longo do tempo, tendo mudança de cultura.

Ficou conhecido pelos historiadores o viés de uma história “Mestra da Vida” Porque sempre teria algo a ensinar com os feitos de figuras exemplares que expressam modelos de conduta política, moral ou religiosa.

Preservação da memória histórica, a reconstituição do passado

A preservação da memória, e muito importante aos nossos parentes, pois só assim a cultura de cada país se manterá. A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade, cultual individual e coletiva, nas instituições e tradições e no registro de experiências, significativas deve ser valorizada e preservada. Preserva a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado impedir o seu desenvolvimento, mais sim conserva seus pilares, constituinte afim de não perde conhecimentos e identidade, em sua cultura.

Considerada uma das bases da compreensão humana, a memória foi, na Idade Média, motivo de profunda meditação, tanto em relação ao estudo do homem quanto da educação e a aquisição da Sabedoria. Sem a memória não havia estudo, nem conhecimento, muito menos razão. Com ela, a civilização do ocidente medieval acumulou ciência e refletiu seu sentido e finalidade. Por isso que a uma importância em termos em nossa memória todo o conhecimento histórico.

2ª. Etapa - Reforma Protestante e Contra-reformas Católica

A Contra-Reforma foi uma resposta da Igreja Católica em meio à crescente onda do protestantismo, de maneira geral, essa resposta constituiu um conjunto de ações desenvolvidas pela Igreja Católica com o surgimento do protestantismo por Martin Luther ou Martinho Lutero, monge alemão, sacerdote católico e professor de teologia e figura seminal no movimento de reforma do cristianismo do século 16, e posteriormente conhecida como a Reforma Protestante.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio, outra instituição eclesiástica criada na Contra-reformas; Na educação, os impactos foram determinantes. Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação escolar.

O historiador e professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Rev. José Carlos de Souza, explica que o comércio, a atividade pública e as próprias igrejas, entre muitos outros setores, possuíam demandas que requeriam cuidadosos preparo. Toda mudança social traz novos desafios.

“Certamente, por essa razão, Lutero sentiu-se impelido para falar e se pronunciou de modo enfático sobre a necessidade das autoridades civis investirem na educação”, avalia o professor.

Neste contexto, os movimentos da Renascença e da Reforma são precursores de profundas mudanças na concepção de ensino. “A educação começa a visar de modo claro e definido à formação integral do homem, o seu desenvolvimento intelectual, moral e físico” Cidadania - Martinho Lutero também estimula a criação de escolas para toda a população. Houve forte ênfase ao ensino para suprir as demandas da recém chegada sociedade moderna, com dimensões geográficas, políticas, econômicas, intelectuais e religiosas em transformação.

A contribuição da Reforma no contexto educacional é tamanha que, de acordo com o educador espanhol Lorenzo Luzuriaga, a educação pública teve origem nesta época.

Ao ler sobre à contra-reformas da Igreja Católica, demonstram o poder que eles têm sobre a humanidade carismática, e com o aparecimento do protestantismo, a Igreja se sentiu ameaçada e trouxe logo uma punição de reprimir que desobedeci – se os preceitos católicos.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos enquanto a igreja arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, “vendendo perdão”. Grande parte do clero desrespeitava as regras religiosas.

Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido:

• Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;

• Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição: punir e condenar os acusados de heresias

• Criação do Índex Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica. Portanto, os jesuítas - soldados de Cristo - através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contra-Reforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.

Após a reforma, os jesuítas ligados entre si e à Igreja Católica por uma disciplina rigorosa, já desbravavam terras à procura de novos seguidores dentro de um contexto de contra-reformas. Neste período a posição assumida pelos jesuítas, em relação à reforma protestante foi de discordância, passando a lutar contra, em que a Companhia de Jesus assumiu a luta contra a Reforma.

4ª Etapa - Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo.

A Escola Leonília Gomes Parente Jaibaras Sobral-Ce

Leonília Gomes Parente, assim chamada e registrada em homenagem a Dona Leonilia, mãe do prefeito da época Sr. Jerônimo Prado. Localiza-se na Rua Santa Terezinha no distrito de Jaibaras. A mesma foi fundada no ano de 1969, no período contemporâneo tem 44 anos desde sua inauguração. Obra significante para o distrito, pois atende crianças, jovens e adultos das localidades vizinhas.

1.2. CORPO DOCENTE.

A equipe é formada por 03 vigias 03 merendeiras 08 auxiliares gerais 30 professores com nível superior e 37 em formação, que demonstram uma capacidade imensa em lecionar. Os mesmos ainda participam de uma formação continuada por mês, onde recebem materiais para uso diário. Pude observar algumas aulas e vi que são pessoas responsáveis e que trabalham com dedicação e prazer. Vi o esforço e a conduta de alguns em relação aos alunos mostrando-se muito afetivos e se preocupando com o ensino e aprendizagem dos mesmos. Mantendo um bom relacionamento com os gestores e pais de alunos e comunidade geral.

A escola dispõe de 11 salas de aula, 01 biblioteca com grande acervo de livros, revistas, mapas e etc. 1 laboratório de informática dispondo de 15 computadores, 01 sala de leitura 01 sala do A.E, 01 sala da diretoria, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 cantina, 05 banheiros. A escola dispõe de ambiente adequado para deficiente físico, e funciona nos períodos manhã, tarde e noite.

Estatística do número de alunos.

A escola tem 1.070 alunos matriculados no ensino infantis ensino fundamental e EJA.

Imagens da Estrutura Escolar e alguns membros

Referencias bibliográficas:

http://sheilaluiza.wordpress.com/fotografia

"http://search.mywebsearch.com/mywebsearch/GGmain.jhtml?

https://pt-br.facebook.com/PedagogiaAoPeDaLetra/...

www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/.../BnGbfEqC.pdf

www.ricardocosta.com/.../historia-e-memoria-importancia-da-preservaca

Livro:História da Educação e da Pedagogia - Maria Lúcia Arruda Aranha.

www.brasilescola.com › ... › Idade Moderna › Reforma Protestante‎ reforma protestante. Reforma da Igreja Católica e o Protestantismo.

www.trabalhosfeitos.com/.../-escolar...contra-reforma...reforma...‎

...

Baixar como  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »