TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISCURSO DIALÓGICO E O DISCURSO MONOLÕGICO

Dissertações: O DISCURSO DIALÓGICO E O DISCURSO MONOLÕGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  6.857 Visualizações

Página 1 de 2

O DISCURSO DIALÓGICO E O DISCURSO MONOLÕGICO

Discurso é a linguagem posta em ação (fala). Ele é formado por uma unidade igual ou superior à frase, constituída por uma sequência que forma uma mensagem com começo, meio e fim

È um conjunto de ações linguísticas em que alguém fala (orador), alguém ouve (ouvinte) e

algo é dito (objeto). Nesse sentido temos o dialogismo, que possui os seguintes elementos:

Orador

– pratica ação linguística com pretensão de autoridade

Ouvinte

– aquele a quem se dirige a ação linguística e sua reação estabelece as linhas da argumentação

Objeto

– aquilo que se diz; ação linguística que deve ser compreendida, envolve fundamentos e justificativas para controlar a discussão e obter o consenso, a qual é sua finalidade.

A Reação do ouvinte pode ser ativa (dúvida)– dialógica ou passiva (certeza) – monológica. Sendo assim, num discurso dialógico o orador inicia a discussão; o ouvinte intervém; surge a reação do ouvinte que é por à prova a ação linguística pré estabelecida pelo orador.

Conclui-se assim, que no discurso dialógico o conhecimento é construído em conjunto com os participantes, ou seja, há o dialogo que visa eliminação da dificuldade e trazer a solução, ou seja, as hipóteses podem ser Verdadeiras ou Falsas, contudo as contradições serão resolvida pela cooperação.

No discurso monológico o ouvinte não está habilitado para intervir ou não tem interesse, pois , as vezes, admite-se que aquilo que se diz é uma certeza concreta.. Um exemplo desse discurso é a aula, onde o professor expõe e os alunos se limitam a ouvir.

Segundo Bakhtin (2000) é uma fala que não tem destinatário e que não pressupõe uma resposta. Não forma conhecimento pois presume-se que ele seja inalterado, mas na realidade, um enunciado proferido estabelece um diálogo com o interlocutor, mesmo que não haja espaço para resposta, pois o ouvinte, enquanto ouve, concorda, discorda, ou deliberadamente ignora.

Sendo assim, conclui-se que em uma discussão ( discurso) há tanto a presença do discurso monológico quanto o dialógico, pois ambos são complementares para alcançar a certeza conclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com