TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"O Declínio Da Razão Humana".

Monografias: "O Declínio Da Razão Humana".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

As ciências humanas estudam como vive o indivíduo na sociedade,sua maneira de ser,agir e sentir.

É o estudo das origens,do desenvolvimento,da organização e do funcionamento de uma sociedade,tendo como foco o homem,seu comportamento e transformações,não podendo deixar-se influenciar em suas pesquisas os seus conceitos pré-estabelecidos,sendo que nesse caso as pesquisas são realizadas em situações reais.

Exemplo: Sociologia,Antropologia e Ciência Política,etc.

As ciências naturais estudamos fatores físicos e não humanos da natureza,através de pesquisas em laboratórios e experimentação.São fatos sem a intervenção humana ocorrendo sempre da mesma forma,independentemente do lugar ou época.

Exemplo: Biologia,Química,Física,Geografia,etc.

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

As revoluções burguesas tem como marco a mudança de uma sociedade feudal,para a produção capitalista,ou seja o trabalhador deixou de ser um servo,pagando impostos aos proprietários das terras e passou a trabalhar em troca de um salário,surgindo assim duas novas classes,a burguesia e o proletariado.

A Revolução Industrial trouxe a mecanização com as máquinas à vapor e a produção em grande quantidade para suprir o crescimento populacional das cidades.

Com o crescimento das indústrias o trabalho no campo passou a produzir matéria prima para elas,mudando de agrário para industrial.

Com o marco do capitalismo, ou seja,a relação entre burguesia e proletariado,começaram a aparecer divergências,os burgueses em sua minoria organizavam-se em seu favor e os proletários enquanto maioria passou a organizar-se e lutarem por direitos trabalhistas,mudando assim amaneira de pensar tornando-se racional e científico,originando-se a Revolução Francesa.

Resumindo a Revolução Industrial trouxe grandes transformações na economia da sociedade e com isso a Revolução Francesa teve como conseqüências a mudança do pensamento político e a luta contra a desigualdade,havendo a queda da monarquia da época para uma república democrática.

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Para Auguste Comte o espírito humano passa por três Estados na tentativa de explicar o universo:

- Estado teológico – Que explica os fatos pela vontade divina e acontecimentos da natureza.

- Estado metafísico – Fase onde a descrença num Deus e a não comprovação dos fatos,procura-se respostas no misticismo.

- Estado racional ou positivo – A busca por explicações passa de teológicas e místicas para respostas racionais comprovadas cientificamente.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Auguste Comte é considerado o pai do positivismo pois acreditava que podíamos planejar o desenvolvimento da nossa sociedade e do homem,baseado nas ciências exatas e biológicas,reorganizando e sistematizando o conhecimento humano,com o objetivo da organização social e política.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Fatos socias na concepção de Émile Durkheim é o processo de interação humana,as mudanças coletivas da maneira de agir,pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo e qu8e a sociedade considera correto.

Para ele a sociedade precede o indivíduo,porque o mesmo já nasce tendo que se adequar aos padrões pré-estabelecidos por ela,que se impõe ao indivíduo.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

As principais obras são:

* As regras do método sociológico – Trata-se de que os fatos sócias são impostos ao indivíduo desde o seu nascimento com poder de coerção sendo punido caso não siga os padrões.

* Divisão do trabalho social – Estudo que aborda a interação social entre os indivíduos que integram em uma coletividade na sociedade gerando a dois tipos de solidariedade:

- Solidariedade mecânica - Onde os indivíduos tem funções semelhantes ou que realizem trabalhos parecidos e são unidos por pensamentos comuns.

- Solidariedade orgânica – Onde ressalta as diferenças e as divergências entre os indivíduos que é de grande importância pois há a troca de experiências,pois o indivíduo não vive sozinho e necessita do próximo para ensinar e também aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com