TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Discurso mítico

Artigo: O Discurso mítico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  9.542 Visualizações

Página 1 de 2

O discurso mítico e o discurso filosófico

Nesta atividade, iremos identificar o discurso mítico e o discurso filosófico. Você poderá perceber que são duas maneiras com caraterísticas próprias que o ser humano desenvolveu ao longo do tempo para tentar responder as suas perguntas mais inquietantes. É importante dizer que o mito e a filosofia não apresentam uma oposição entre si. O fato de serem diferentes não significa que sejam opostos. Por enquanto, nossa tarefa é de identificar os principais elementos que compõem cada discurso, o mítico e o filosófico. A palavra mito, de origem grega, significa narração. Eram ensinamentos orais que eram passados de geração em geração e utilizados pelos povos antigos para tentar explicar fatos e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem.

Dentre os mitos mais conhecidos, temos a mitologia grega que foi uma espécie de preparação a própria filosofia, pois muitas questões levantadas pelos filósofos gregos já estavam presentes nos relatos míticos. Mas, então, como podemos identificar um discurso mítico? Podemos dizer que os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens naturais e sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram ou não. Repare que na figura apresentada os deuses possuem características humanas. Assim, podemos concluir que a linguagem mítica é simbólica, alegórica, fantasiosa. E é nesse sentido que o mito não é sinônimo de mentira, mas uma maneira muito especial que o ser humano possui de buscar o conhecimento como fazem os poetas. O mito não possui uma preocupação com o rigor lógico e argumentativo próprios da filosofia.

Então, podemos afirmar que existem diferenças entre o mito e a filosofia? Vamos avançar um pouco mais para tentarmos juntos responder essa questão.

Conforme vimos no 1º bimestre, a palavra filosofia, também de origem grega, significa amigo ou amante da sabedoria. E quais características que existem no discurso filosófico? Como podemos identificar um texto ou um pensamento filosófico? Caro aluno, você já sabe identificar um mito porque ele utiliza símbolos, personagens e por ser uma narrativa imaginária e fantasiosa. Os filósofos, em geral, apresentam outro tipo de linguagem e não necessariamente melhor, superior ou contrário ao mito. Simplesmente podemos dizer que os discursos, mítico e filosófico, apresentam algumas diferenças. E que diferenças são essas? O discurso filosófico possui um cuidado com o rigor lógico. Os símbolos que são tão marcantes no mito não são utilizados pelos filósofos. O texto filosófico procura estabelecer conceitos e demonstrações sobre os mais variados tipos de assunto. Para o filósofo é muito importante que exista uma argumentação. A imaginação que é tão importante para os poetas e, portanto, para os mitos, não estará tão presente na linguagem de muitos filósofos. Em outras palavras, podemos dizer que o discurso mítico é mais livre, enquanto que o discurso filosófico apresenta-se mais crítico e questionador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com