TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fazer Educativo De Hoje

Artigos Científicos: O Fazer Educativo De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

O fazer educativo hoje – libertação ou domesticação”

A escola na verdade é um processo de conhecimento que abrange a todos nós e que também é um processo de alienação, se preocupam com a ética, mas esquecem de que ser ético não é cumprir a risca o que a sociedade nos impõe, ser ético é cuidar de si mesmo, é prestar atenção nas pequenas coisas. A escola leva o aluno a agir de forma inadequada, não leva o aluno a pensar, o aluno anota, decora, faz a prova e depois esquece. Hoje temos que passar por muitas mudanças, inclusive para chegar ao ensino médio é preciso passar pelo infantil e fundamental isso quer dizer que para nós atingir certos objetivos tem que passar certos processos. Antigamente precisava-se um preparativo para entrar no cesto ano, hoje não é mais preciso tudo agora mudou.

Os professores teriam que se aproximar mais do investimento ao conhecimento para que não entrassem em confronto com as ideias desafiantes dos alunos, pois temos muitos avanços tecnológicos como; internet, celular e etc. Essas comunicações são importantes, mas a escola nos transmite um conhecimento indispensável na educação, o ensino antigo, medieval e contemporâneo, com objetivo de alcançar o desenvolvimento, mas as escolas continuam seguindo o mesmo padrão de décadas atrás.

Na década de 50 com o processo de indústria, os pais queriam colocar seus filhos na escola para estar aptos ao mercado de trabalho. Com isso cresceu o numero de escolas e alunos matriculados essas escolas eram voltadas para a reflexão, pensamentos, formação ampla e aberta, era uma escola elitista, para poucos. Com o processo de industrialização, surgiu a escola para todos; uma escola seriada, com conteúdo para formar profissionais para o mercado de trabalho.

Nos dias de hoje as pessoas reclamam que não tem liberdade, que não podem deixar seus filhos sair na rua porque é violento, mas nada é feito para reverter à situação, continuamos a mercê do que nos é imposto, seja pelos políticos, pela sociedade ou pela bandidagem. Estamos passivos demais e isso é ausência de atitude, o ser humano tem que ser uma pessoa completa e não fragmentada. A escola não está preparando o ser humano para a sociedade e para os desafios que ela vive, o ser humano desaprende a se relacionar, perdendo a noção de solidão, da capacidade de existir como pessoa, de ter dignidade. Precisamos de uma mudança conceitual, precisamos aprender a ver, ouvir, a pensar, porque o pensamento fragmentado afasta o ser humano da vida.

Temos que aprender a mudar, e o professor deve mudar seus conceitos diante das tecnologias para estimular a aprendizagem e seus pensamentos de ensino, pois as crianças nos mostra muitas vezes que sabe mais que o professor. Diante dessas possibilidades, deve-se construir um ambiente democrático, respeitoso entre alunos e professores e todo corpo docente. A escola deve-se abrir para o entorno da sociedade, todos devem participar dos problemas da escola e juntos encontrarem soluções para os problemas existentes.

Portanto o professor tem que desenvolver o conhecimento em sala de aula, mostrando uma valorização das ideias e dispondo a ensinar o que sabe, agregando as tecnologias em seus conceitos de ensino, pois a sociedade juntamente com as escolas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com