TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hobbes e Locke

Por:   •  20/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Armando Felipe Alves da Silva

3º B

05/08/2019

Filosofia – Juliano Daitx

A diferença do Estado de Natureza para Hobbes e Locke

Hobbes: O estado de natureza caracterizado por Hobbes é um estado em que todos os homens são iguais e são cientes dessa igualdade: as mesmas capacidades físicas e intelectuais são comuns a todos e a superioridade física ou intelectual de alguns não é grande o suficiente para assegurá-los de não serem atacados e destruídos pelos demais.

    Para Hobbes, um homem mesmo que possua grande força, ao dormir pode ser atacado e morto por outro fisicamente mais fraco ou um grupo pode se associar, temporariamente, para privá-lo de um bem que outrora tinha em seu domínio. Então podemos perceber que o problema do Homem no estado de natureza está, para Hobbes, no fato de que todos eles são naturalmente iguais, não tendo um que se distingue por natureza, de modo a exercer domínio natural sobre os demais.

     A tese de Hobbes é que a igualdade dos homens no estado de natureza gera, inevitavelmente, uma guerra de todos contra todos, já que o filósofo não aceita uma superioridade natural de um homem em relação aos outros. Para dominá-los, terá de evidenciar porque uma distinção artificial é necessária e como ela acontece.

Locke: Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. No entanto, o pensamento lockiano acredita que o homem é anterior a sociedade e o Estado, ou seja, o estado de natureza é algo real e que a maioria do seres humanos passou por ela. Essa ideia é, segundo o autor, é comprovada na existência das tribos americanas.

       O estado de natureza de Locke é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais. Ele também concebe os homens como sendo livres e iguais no estado de natureza, não tendo de se submeter a nenhuma outra pessoa.

        Portanto, dirá Locke, o Homem é criado por Deus com algum propósito, sendo apenas Ele possuidor do direito sobre a vida dos homens. Deus instituiu a lei de natureza para orientar a vida dos homens e esta lhes é suficientemente clara se eles se esforçarem em conhecê-la. Sendo assim, os homens no estado de natureza, por possuírem essa lei, poderiam viver muito bem uns com os outros.

        Ao contrário de Hobbes, Locke defende que já existe propriedade privada e amor entre os homens no estado de natureza e, de maneira geral, os homens respeitam aquilo que pertence ao próximo. Locke dirá que cada homem por ser igual aos demais, e buscarem as mesmas coisas, como ser amados e respeitados, nada mais natural que também amem e respeitem seus próximos. Pois, se um homem não possuir bons sentimentos para os demais, não pode esperar que os outros tenham para com ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com