TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Iluminamos de Kant

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

O Ilúminismo DE KANT(o que eu entendi)

Sabemos que o trabalho nos pede a visão de Immanuel Kant, sob o Ilúminismo , mas quero passar essa definição que caracteriza o sentimento da época resumidamente.

O iluminismo mais do que um sistema filosófico, é um momento espiritual, típico do século XVIII, é caracterizado por uma ilimitada confiança na razão humana, considerada capaz de dissipar as revoas do engano e do mistério, que obstruem o espírito humano, e de tornar os homens melhores e felizes, iluminando-os e instruindo-os.O Ilúminismo em essência é antropocéntrico , é um ato de fé apaixonado na natureza humana, considerado com seus caracteres universais comum a todos os homens, e não na natureza individual e original de cada um.

Mas o que foi o Ilúminismo em seu contexto histórico ? É quando a burguesia reivindica para si o poder político ,e quando as crenças religiosas não eram mais aceitas para mistificar o,poder, a sociedade e seu modo de vida.Foi um período em que a ciência ocupou um lugar significativo na luz(construção) do conhecimento.

Kant foi um pensador que muito contribuiu para estabelecer a crítica da razão humana, e estabelece-la como uma fonte de conhecimento.Desde o início do seu pensamento filosófico, a sua preocupação primordial, foi salvar a metafísica tradicional e estabelecer por meio da razão, a existência de DEUS,a liberdade da alma, preocupa do-se também com a moral e o conhecimento em sí: O que posso saber? o que devo fazer?O que me é permitido fazer? E também referente ao Iluminismo ele nos faz a pergunta o QUE É ESCLARECIMENTO? Para ele é o uso do próprio entendimento, define esclarecimento como a saída do homem da menoridade, sendo que a preguiça, a covardia do pensar em si mesmo, são fatores que mantêm o homem na menoridade.É mais fácil o homem agir segundo os dogmas de um livro, as ordens dos outros segundo as regras impostas pela cultura, para não ter a necessidade de pensar. É muito mais fácil deixar os outros nos conduzir, pois teremos que pagar um alto preço para andar pela óptica da razão.

Trata-se de uma razão universal e necessária , isto é todos a possuem, pensar por si mesmo significa ser movido pelos princípios da razão ou fatores externos a ela,emoções, indistintos, desejos , leis,idéias de outras pessoas, pressões familiares, sociais, nada disso deve retirar de nos a capacidade de autonomia do pensamento

É licito por poder nos perguntar agora,SOMOS ESCLARECIDOS? "

“. Falta ainda muito para que os homens, nas condições atuais, tomados em conjunto, estejam já numa situação, ou possam ser colocados nela, na qual em matéria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu próprio entendimento sem serem dirigidos por outrem. Somente temos claros indícios de que agora lhes foi aberto o campo no qual podem lançar-se livremente a trabalhar e tornarem progressivamente menores os obstáculos ao esclarecimento geral ou à saída deles, homens, de sua menoridade, da qual são culpados (KANT)."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com