TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

Projeto de pesquisa: O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4

3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5

4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 8

1. INTRODUÇÃO

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Princípios Básicos Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

1- Divisão do trabalho;

2- Autoridade e responsabilidade;

3- Unidade de comando;

4- Unidade de direção;

5- Disciplina;

6- Prevalência dos interesses gerais;

7- Remuneração;

8- Centralização;

9- Hierarquia;

10- Ordem;

11- Eqüidade;

12- Estabilidade dos funcionários;

13- Iniciativa;

14- Espírito de equipe.

Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

O Sistema Toyota de Produção, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.

A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

O sistema

de Produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produções elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.

Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Os trabalhadores são multifuncionais. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidas diversas técnicas simples mas, extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.

A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Automação.

Os 7 desperdícios que o sistema visa a eliminar:

1. Superprodução, a maior fonte de desperdício.

2. Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados.

3. Transporte, nunca geram valor agregado no produto.

4. Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir.

5. Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz.

6. Movimentação

7. Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.

3. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA

Analisando as características do toyotismo, uma das principais diferenças que sobressaem com relação ao fordismo é a prioridade da equipe sobre o indivíduo. No toyotismo é necessário trabalhar em grupo. É praticamente impossível ter o domínio de todo o conhecimento e experiência existentes dentro de uma fábrica. Assim, na solução de determinados problemas, somente o trabalho em equipe é viável.

Por outro lado, o trabalho em equipe, através da execução de um grupo de diferentes atividades, permite ao trabalhador uma visão mais ampla das atividades que executa e, portanto, da sua participação no processo produtivo.

O processo de comunicação é ampliado no sistema toyota de produção, na medida em que a participação dos operários em termos de maior co-responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com