TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Administração De Qualidade Total. Toyota

Artigos Científicos: Modelo Administração De Qualidade Total. Toyota. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A montadora japonesa Toyota, líder mundial no ramo automobilístico construiu sua historia baseada na cultura oriental, juntamente com as teorias científica e clássica ocidentais.

Através da teoria científica de Taylor, onde o homo economicus passou a desempenhar com eficiência suas tarefas operacionais, a montadora Toyota já habituada em sua cultura com trabalho coletivo, implementou técnicas de produção e ferramentas para cumprimento de suas metas na linha de montagem procurando a perfeita padronização das operações, mas, agregando novos valores na estrutura de produção. Quanto à teoria clássica de Fayol, onde surgiram estruturas organizacionais para a eficiência na produção, a Toyota utilizou sua experiência em controle de perdas estabelecendo um ritmo de produção lento, mas eficiente onde a total sincronização das áreas de produção torna quase tudo perfeito na montadora.

A Toyota aderindo essas teorias mecanicistas e ferramentas burocráticas para construir seu próprio modelo técnico de produção, focalizou a organização em sua principal meta qualidade total e baixo custo de produção. Este modelo tornou-se cada fez mais eficaz com a utilização de diretrizes administrativas de outras teorias como a relação humanística e comportamentalista, precursoras da organização sistêmica de produção.

A seguir iremos abordar o modelo Toyota de produção, a motivação humana e estrutura sistêmica organizacional que a tornou como referência no cenário mundial automobilístico.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

A abordagem humanística do modelo japonês da teoria de administração da Toyota, somada a teoria de Taylor, focalizou sua estratégia organizacional no homem social. Valorizando todos para alcançar com sucesso a melhoria constante em seus processos “Kaizen”, garantindo maior produtividade. Para obter êxito proporciona aos colaboradores treinamentos de qualificação e autonomia quanto à liderança. Em suma, para Toyota seus colaboradores não fazem parte da máquina, mas sim, o alicerce principal do sucesso da empresa e merecem respeito, conforme relatório social e ambiental 2008 da Toyota, “Toyota Way”, o “jeito Toyota de ser”.

Para obter sucesso a Toyota solidificou sua estratégia organizacional em um sistema aberto, onde cada subsistema tem como propósito principal o produto com qualidade total. Para tal finalidade, a Toyota dispõe de ferramentas administrativas relacionadas com aspectos sociais e humanas objetivando perfeito equilíbrio entre entrada, transformação e saída em toda organização. A estabilidade sistêmica é evidenciada quando em pesquisa de clima organizacional o índice de satisfação é positiva, a Toyota é líder no mercado japonês, asiático e europeu, sendo maior vendedora de veículos não-americanos nos EUA, constatando assim seu Feedback principal “excelência na produção automobilística”.

Conforme estudos realizados na teoria contingencial as organizações tendem a se adaptar as transformações no mercado. A Toyota neste principio formulou, conforme relatório social e ambiental 2008, documento “Visão Global 2020” onde faz um planejamento estratégico de seu negócio com influência do cenário global. A Toyota ao longo de sua história demonstrou sua elasticidade em adaptação para novos desafios, quando de fabricante de tear, passou a fabricante modelo na produção de automóveis. Um exemplo de inovação foi o modelo híbrido nos anos 90, quando a organização teve o desafio de elaborar um modelo de automóvel desejado para o século XXI.

3. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA

A principal filosofia da Toyota em relação ao seu negócio é a certeza que seus colaboradores são peças primordiais para o sucesso. Para concretização desta estratégia humanística a empresa dispõe de uma política de recursos humanos, onde um programa intitulado PDRH (Planejamento e desenvolvimento de recursos humanos), coloca em prática valores positivos de motivação fisiológica, segurança, sociais, estima e auto-realização aos seus colaboradores.

Na motivação fisiológica, isto é, necessidades básicas humanas, a Toyota possibilita aos seus colabores, benefícios como: refeitório, convênios médico e odontológico, seguro de vida, transporte, desconto na compra de veículo 0 km e convênios comerciais. Quanto à segurança ou estabilidade a Toyota realiza treinamentos técnicos objetivando plano de carreiras e profissionais vitalícios.

Para a socialização de seus colaboradores a Toyota proporciona programas sociais como: atividades recreativas e desportivas, campanhas internas, Open House (visita dos familiares nas dependências), programas de integração com a comunidade e eventos comemorativos. O reconhecimento de seus colaboradores é evidenciado no conjunto de fatores motivacionais supracitados onde valores humanos estão acima da racionalidade. Mas também são proporcionados aos seus colaboradores remuneração ou prêmio na metas alcançadas através de participação de lucros e resultados (PLR), pois, não só de felicidade vive o homem..

No geral o modelo traz harmonia entre todos, e tudo esta perfeito entre os elos organizacionais, porém, a auto-realização na Toyota é estimulada a todo o momento, pois, novas ideais surgem da insatisfação existente no comportamento humano.

4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA

A Toyota segue o principio que para atingir a excelência na prestação de serviço a produção não deve ser quantitativa, mas, sim qualificativa. Tal embasamento é sustentado em seu plano estratégico de produção chamado TPS (Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com