TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Medo

Artigo: O Medo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

O Medo

O medo vem da palavra latim metus, que significa “inquietação, ansiedade, temor”. Quando sentimos medo temos uma sensação desagradável dentro de nós, provocando nossos sentidos de alerta sobre o receio que algum que não queremos aconteça. Dependendo do medo em questão, esse sentimento pode causar ataques cardíacos, tremores atem mesmo choros, isso ocorre devido à adrenalina causada em função a reações químicas transmitidas pelo nosso organismo. Um sentimento desagradável causado por alguma percepção física ou mental (imaginação, ansiedade, crença) que pode ter ocorrido no passado, presente e até mesmo pelo futuro. Esse tipo de sentimento não acontece só com os seres humanos, animais também tem esse tipo de sensação, muito mais aguçado que o nosso. O medo é uma reação protetora e saudável, não saber o que vai acontecer no futuro acaba fazendo com que nossos sentidos fiquem em alertas. O fato do mundo não ser muito seguro faz com que nossos medos sejam os mesmo, a maioria das pessoas ao passar de certo horários não tem coragem de sair de suas residências, por medo de serem assaltas e assassinadas, os medos variam de acordo a cada personalidade, medo de dentistas, morte, aviões, solidão, animais. Cada pessoa reage de uma maneira, umas resolvem enfrentar a situação a qualquer custo, outras já preferem não arriscar e se limitar a esse sentimento. Tudo depende da situação é necessário reconhecer seus próprios limites, quando ocorre uma ameaça, o medo não esta relacionado a uma doença e sim uma proteção para garantir sua auto existência. A situação de perigo exigem cuidados, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado. Nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade, dessa maneira devemos pensar em todas as vezes que não conseguimos diferenciar o perigo real, quando ocorrem algumas experiências negativas, sua mente vai reagir de acordo com o ocorrido, pois o medo nasce da associação que nossa mente estabelece com essas experiências. Do ponto de vista da psicologia, o medo é um estado afectivo e emocional, necessário para o organismo se adaptar ao meio. O medo faz parte do carácter de uma pessoa ou de uma organização social; posto isto, pode-se aprender a não temer. “O medo também aparece em forma de entretenimento por essa razão é elaborado de acordo género narrativo (como os contos ou os romances de terror) ou cinematográfico.” O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico”.

Cada religião interfere muito nesse assunto, não é segredo para ninguém que todas as religiões entram em conflitos uma com as outras. Cada uma tem sua crença e seus valores, porem opiniões diferentes sofre o assunto morte, um assunto que atinge a todos nos, quem dizer que não tem medo da morte é mentira, todos nós temos medos de como vai acontecer, como vão ficar nossos familiares e varias outras questões sobre o céu e o inferno. As religiões têm opiniões diferentes referentes esse assunto, cada uma diz o seu certo e errado, como:

A igreja Católica acredita que após a morte, a pessoa e julgada pelos seus atos aqui na terra, sendo assim definido se você vai para o inferno ou para o céu.

A igreja Evangélica acredita que após a morte, cada individuo entra em um sono profundo esperando o purgatório,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com