TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo maravilhoso de Adam Smith

Por:   •  1/5/2018  •  Seminário  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  335 Visualizações

Roteiro de Leitura - O Mundo Maravilhoso de Adam Smith

1. Qual o objetivo de Adam Smith ao escrever a obra A riqueza das nações?

Smith, em A riqueza das Nações, tem como objetivo promover a riqueza pela nação inteira, riqueza esta que consiste no consumo de mercadorias por todos da sociedade, pois, em um mundo moderno, a finalidade da vida econômica se constitui a partir da onda de mercadorias e serviços consumidos.

2. O que Adam Smith quis dizer com o termo a "mão invisível"?

Para Adam Smith, os interesses particulares dos indivíduos em aumentar o próprio ganho, impulsiona o aumento de ganho de toda sociedade, assim como se uma mão invisível empurrasse todo o mercado para a direção mais benéfica para toda a sociedade.

3. Explique o funcionamento do mercado segundo Adam Smith, e a relação entre interesse individual e competição.

Adam Smith explica que um interesse individual motiva a realização de um trabalho no qual a sociedade esta disposta a pagar um valor. Então, devido ao fato de haver outros interessados pelo lucro, cria-se uma competição entre eles que resulta na diminuição de preços entre as mercadorias e/ou serviços oferecidos por eles, objetivando a disputa por compradores e clientes entre eles.

4. Se a teoria de Adam Smith se aplicava ao sistema capitalista pré-industrial, o que faltou considerar neste modelo teórico?

Como se tratava de um período de transição de sistema faltou considerar neste modelo, um esquema de evolução que visasse todas as mudanças no sistema do capitalismo que ainda viriam depois de Smith.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com