TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Naturalismo

Trabalho Universitário: O Naturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

As diferenças entre a arte e cultura

José Teixeira Coelho neto, intelectual brasileiro contemporâneo, estabelece varias diferenças entre cultura e arte, em texto no qual discute parâmetros para a criação de ma política cultura e uma política para as artes.

Em primeiro lugar, a cultura é criação coletiva e é dirigida para a comunidade, reforçando seu modo de ser. A arte, ao contrario, é criação individual e dirigida para o individuo, mesmo as artes coletivas, como o cinema. O teatro, a dança, são autorais, isto é. Revelam a visão de m criador ou diretor. A cultura é uma necessidade, pois para viver em sociedade é necessário aprender a cultura local, a língua o modo de vida e os valores... já a arte não é necessária na vida humana, pode se viver sem arte, ninguém é obrigado a produzir ou desfrutar a arte: ela é um privilegio para quem faz e para quem a aprecia, uma vez que é fruto de um desejo forte e intenso.

Cultura é útil para instrumentalizar os indivíduos a viver em sociedade, a enfrentar novos desafios.

A cultura é comunicação, pois, para ser UTI, deve ser comunicada.

A finalidade social da cultura é reconfortante, tranquilizar, permitir que o individuo encontre seu lugar.

O discurso da obra da cultura é construído pela agregação do que é conhecido, do que já existe e é preservado, sendo importante, por isso, o aprendizado aobre como é feito, e sempre foi feito. Por exemplo, o artesanato, de tempos em tempos agrega um novo material, ou uma nova tecnologia, mas a aparência do objetivo continua sendo semelhante.

Enquanto a cultura estabelece normas, hábitos e regras, a arte desgula e cria valores autônomos, pois cada obra é uma, irrepitivel. Lembremo-nos d que cultura é necessário: arte é liberdade.

Do ponto de vista da temporalidade, a cultura é duradora e implica continuidade. Já a arte é efêmera, e opera a interrupção do fluxo continuo da vida.

Arte e cultura

A arte é, sem duvida, uma pequena parte da cultura, entediada aqui em seu sentido antropológico, mas uma parte privilegiada, fruto do desejo e acolhida pelo sentimento, livre das obrigações, dos deveres a serem cumpridos. Ninguém é obrigado a fazer arte ou a gostar de arte.

A cultura aponta para o mundo como ele é, comm hábitos, costumes, valores que nos aproximam dos outros valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidade do mundo, tira nos dos hábitos, rompe os costumes, propões outros valores.

A arte nos faz estender e ampliar aquilo que somos porque passamos a ver o mundo e a nos mesmos sob luz diferentes.

A arte afina nossa sensibilidade: ensina-nos a ter aguda percepção dos estímulos que vem dos nossos sentidos e a relaciona-los com conteúdos próprios nossas lembranças, vivencias pessoal e informações que já temos- e com o mundo em que vivemos.

A arte, em fim, é uma ocasião de prazer porque nos oferece a compreensão profunda do mundo de nos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com