TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Niilismo

Por:   •  14/6/2018  •  Abstract  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Niilismo

A vida é desprovida de qualquer sentido, reina então o Absurdo e o niilista não pode ver uma alternativa senão esperar por sua morte (ou provocá-la).

No instante em que o indivíduo nega os valores de Deus deve aprender a enxergar-se como criador de valores (sua própria moral) e no momento em que entende que não tem nada de eterno depois da vida, deve aprender a olhar a vida como um interminável retorno, sem o qual o niilismo seria sempre um ciclo sem completude.

Niilismo Existencial:

O Niilismo Existencial indica que um único ser humano ou até mesmo toda a espécie humana é insignificante, sem propósito e irrisória (ridícula) a ponto de não conseguir modificar em nada a totalidade da existência do universo. Então dada essa circunstância, a própria existência — todas as nossas aflições, nossos medos, amores, opiniões — é, em último caso, desprovida de sentido e vazia.

O 'nada' revela cada indivíduo como um ser isolado jogado em um universo estranho e sem respostas, totalmente impedido eternamente de saber, e obrigados a inventar o que significa (para dar a si uma importância).

Ao se deparar com o vazio da existência, o indivíduo tem sua vida prática profundamente alterada.

Niilismo nas artes:

Muitas obras literárias relatam o niilismo na prática e exemplifica em vários âmbitos da vida em sociedade. Com o “surgimento” dessa ideia por Nietzsche sendo considerado o primeiro niilista “clássico” ( termo dado por si próprio já prevendo o desenvolvimento e a discussão desse tema) outros filósofos começaram a discutir o termo e escrever sobre, dando assim vida a outras derivações do niilismo, como o niilismo-gnóstico de Albert Camus.

No âmbito já pós-moderno, mais especificamente na televisão do século XXI, onde os seriados televisivos dos mais variados gêneros são um sucesso, surgiu uma série animada que aborda o tema com profundidade, mas de maneira indireta e inteligente. A série Rick & Morty que fala sobre um cientista aventureiro e seu neto mostra de maneira bem ilustrada o quanto niilista os personagens são a ponto de enterrarem seus próprios corpos de uma realidade alternativa (entre tantas outras na série) e seguirem a vida sabendo que “nada importa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com