TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política X Politicagem

Trabalho Escolar: Política X Politicagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a diferença entre política e politicagem?

Todo ser humano é um politico, mas por que tantas pessoas tem aversão a essa palavra? Qual a razão que nos causa repulsa quando temos de assistir ao horário eleitoral gratuito? A explicação pode estar no uso que damos à palavra "política".

Quando os filósofos gregos começaram a usar esse termo eles se referiam ao governo da pólis, é claro, mas falavam de política num sentido mais abrangente. O real sentido da palavra está mais voltado para "debate" ou "discussão de idéias" do que para o atual sentido da dita palvra. Temos que entender que a Grécia era uma república (res pública = coisa de todos) e, portanto quando se falava em debate, política ou governo se falava em decidir quais são as melhores decisões para o bem comum. Embora esse comum só abrangesse a classe dos homens livres (10% da população) a idéia é boa e está tentando implantar isso nos regimes atuais. Perceba que nessa definição de política, os pais, os professores, entre outros também são seres politicos, pois eles decidem o que é importante para o seu futuro enquanto você não pode decidir (as vezes mesmo depois que você é adulto seus pais continuam tentando dominar você). Por exemplo, o professor decide quais matérias você deve aprender. Ele que conhece, ou deveria conhecer, tudo da sua área seleciona aquilo que ele considera relevante na sua educação.

No caso do sentido acima, todos nós precisamos entender um mínimo dessa política para poder participar nas decisões (isso é democracia), compreender porque essa atitude foi tomada e não outra, descobrir possíveis interesses secundários nos outros e, principalmente, porque todos nós podemos um dia estar numa situação como essa, seja como professor, seja como executivo de uma empresa, seja como pais, enfim, exemplos não nos faltam e precisamos saber expor nossos pontos de vista. E se queremos expor nossos pontos de vista precisamos LER, em primeiro lugar para ter um ponto de vista, em segundo lugar para tem palavras que nos ajudem a nos expressar, em terceiro lugar para entender o que o outro diz com determinadas palavras, em quarto lugar entender de onde o outro tira as suas idéias e conferir se elas são coerentes e nesse caso o estudo da lógica é fundamental. Aliás, a educação grega baseava-se no estudo da lógica/matemática/astronomia e no estudo da linguagem, ou seja, preparava o homem para debater. É isso que se pensa quando se fala em cidadão crítico e atuante na sociedade, embora esse clichê seja exagerado.

Porque tantas pessoas não gostam de política, afinal? Na realidade elas gostam de politica, tanto é que discutem sobre futebol ou novela quase que diariamente, mas as pessoas não gostam de politicagem, e isso é outra coisa. As pessoas não gostam das promessas que nunca se cumprem, da corrupção que a polícia federal tanto combate, não gostam do horário eleitoral gratúito quando voltam para casa depois de um dia cansativo, não gostam de ser mesárias nas eleições, não gostam de serem procuradas por candidatos apenas em ano de elição, etc. Politicagem é isso e mais um pouco.Há muitas coisas que as pessoas não gostam. Política não é uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com