TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Período Antropológico

Por:   •  28/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

          Periodo antropologico

O périodo antropologico é o periodo socratico após a democracia grega voltado para o auto conhecimento  do homem e de sua capacidade de conhecer a verdade.

Antes da democracia as familias aristocraticas que detinham o poder tinham um padrao proprio de educaçao que afirmava que o homem perfeito era o guerreiro bom e belo. Sendo bom com seu espirito aprendendo as virtudes admiradas pelos deuses e praticadas pelos herois e belo com seu corpo formado pela ginastica e danças.

A democracia grega foi de grande importancia para o futuro da filosofia, tirando o poder dos aristocratas, afirmando a igualdade dos homens perante as leis e garantindo que todos os cidadaos (exeto escravos, mulheres, crianças, idosos e estrangeiros que nao tinham cidadania) tivessem participaçao no governo e tivessem o direito de exprimir suas ideias. Para que sua opiniao fosse ouvida era preciso saber fazer um bom discurso, mudando assim o rumo da educaçao grega.

O ideal da educaçao passa a ser voltado para a formaçao de um bom orador ja que para exercer sua cidadania o cidadao precisa saber falar e expor suas ideias. Para dar aos jovens essa educaçao surgiram os sofistas que ensinavam a atarde da persuasao e diziam que os ensinamentos das primeiras escolas filosoficas nao tinha utilidade para a vida da polis.

Socrates, filosofo grego, se opunha aos sofistas pois dizia que defendiam qualquer ideia se isso fosse vantajoso e corrompiam o espirito dos jovens. Socrates também discordava dos aristocratas com a ideia de homem perfeito. Ele entao propos que antes de  querer conhecer a natureza, o ache da physis (o principio de tudo) era preciso conhecer a si mesmo, a propria especie, o homem.

Socrates fazia perguntas as pessoas nas ruas sobre os valores nos quais acreditavam e os interlocutores descobriam que nao sabiam responder e esperavam que o folofoso respondesse mas ele dizia que também nao sabia e por isso perguntava. Ele procurava uma definiçao universal para os coisas e nao uma opiniao. Ele nao perguntava se tal coisa era bela pois a opiniao varia, mas sim ''o que é beleza?'' e ''qual o fundamento de tudo que voce diz ou pensa?''. Ao fazer essas perguntas ele levava a pessoa a pensar sobre si mesmo e sobre a polis.

Socrates não pretendia educar as pessoas e sim guia-las ao caminho do verdadeiro Bem que não é uma operaçao de inteligencia e sim a expressao do que há no interior do homem. Para Socrates, o homem é em seu ser virtuoso, para saber mais disso é só conhecer a si mesmo

Para Sorates o cuidado e a preocupaçao com a alma (que é a busca pelo valor e pela verdade) é a missao do homem já que ao cuidar da alma o homem estava a serviso dos deuses porque a alma é que que há de mais divino no homem. O conceito socratico alma era diferente das teorias cristas, também via a alma sepada do corpo mas nao como sopro divino e sim como razao insividual.

O corpo e a alma formam a exelencia humana que se forma da uniao de um corpo são com uma alma sã, isto é, das virtudes corpóreas como a força e a beleza com as virtudes da alma como a amizade, a justiça, etc.

A amizade para Socrates é uma virtude,  não é possivel ter amigos fora de casa sem ser amigo e viver em paz com o proprio irmao.

A felicidade vem apenas da entrega do homem à sua alma, tal entrega é uma força contra a ameaça que o material faz sobre a liberdade. Primeiro vem o aperfeiçoamento da alma depois os cuidados com o corpo e bens materiais. Só é feliz com o outro quem é feliz consigo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com