TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Platão e Aristóteles

Por:   •  6/9/2018  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Platão

Antes de Aristóteles, herdeiro da tradição socrática, Platão tratou a ética como componente indissociável da vida política, da harmonia entre os habitantes da Pólis.

Sua tarefa seria promover o nivelamento entre os indivíduos, diluindo as diferenças em prol do bem comum.

Entende que a ética deveria permitir que os indivúos partilhassem o poder entre si, impedindo que poucos possuam a concentração do poder.

Porém, Platão notou que a tentativa de tornar uma sociedade organizada quanto a distribuição de poder acaba corrompendo o homem que comanda essa divisão, onde ele passa a buscar somente os seus interesses individuais.

Para Platão, a alma humana (assim como a cidade) tem três partes: a parte racional (que busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das sensações).

Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa, correta é conseqüência do uso da razão.

Platão divide as formas de governo em 4 :

  1. Timocracia - regime comandado entre membros das oligarquias (significa, governo de poucos), onde o o controle é exercido pelas famílias mais ricas que constituem a nobreza.
  2. Oligarquia - forma de governo que é regido pela transação de fortunas, governado por ricos independente de sua orgiem. O que vale mais é a capacidade ecoônimica que o indivíduo possui e não sua capacidade de atuação política.
  3. Democracia - governo onde, através de representantes eleitos ou cidadãos participam diretamente, estabelecendo acordo para que sejam

sugeridas leis as quais a sociedade deve se adaptar.

  1. Tirania - sistema governamental onde um único homem, o tirano, toma todo o poder para si sob o pretexto de beneficiar toda a sociedade, mas que na verdade representa seu desejo por bajulações, demonstrando total ausência de virtude e pobreza de alma.

Aristóteles

Apesar de ter sido aluno de Platão, suas diferenças filosóficas acerca do que é a ética, política e outras ciências é clara. Aristóteles dividia as áreas da filosofia para que se pudesse estudar mais profundamente cada uma delas sem confusão entre si. Fez as distinções de filosofia da natureza, para ciência e a metafísica, se tornou o que chamamos hoje de filosofia. Insistia na importância da investigação sistemática experimental e na coleta de dados, assim proporcionando um impulso no desenvolvimento do método científico.

Em contraste com Platão, que defendia que nosso mundo cotidiano da experiência é mera cópia imperfeita do reino das Ideias perfeitas, Aristóteles acreditava que a realidade última das coisas reside nos objetos físicos – que podem ser conhecidos pela observação. Assim, levou a cabo estudos biológicos extensos, examinando mais de quinhentas espécies de animais.

Talvez por causa de seu interesse no mundo dos seres vivos, Aristóteles pensava que era possível explicar a existência de todas as coisas em termos de suas funções; isto é, em termos do papel que exercem ao perseguir uma finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com